NASA adia lançamento do MARS 2020 para o dia 30 de Julho

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

O lançamento do MARS 2020 foi adiado para o dia 30 de julho, anunciou a NASA. O motivo do adiamento é devido a dados “não nominais” de uma linha de sensores de oxigênio líquido encontrados no foguete Atlas V da ULA (United Launch Alliance) que fará o lançamento do rover Perseverance, que faz parte da missão MARS 2020). O lançamento estava agendado para o dia 22 de julho, a partir do Cabo Canaveral, Flórida.

“Devido aos atrasos no processamento de veículos de lançamento em preparação para operações de posicionamento de naves espaciais, a NASA e a United Launch Alliance mudaram a primeira tentativa de lançamento da missão Mars 2020 para não antes de 30 de julho”, disse a NASA. “Uma linha de sensores de oxigênio líquido apresentou dados não nominais durante o Ensaio de Roupa Úmida, e é necessário mais tempo para a equipe inspecionar e avaliar.”

Rover Mars Perseverance – Foto: NASA

A nova data ainda se encaixa na janela pré-estabelecida pela NASA que é do dia 20 de junho a 11 de agosto. Contudo é estudado aumentar essa janela até o dia 15 de agosto.

Antes desse problema ser detectado o rover seria colocado na coifa do Atlas V nesse sábado.

O lançamento, entretanto, corre um risco de não acontecer esse ano, e se isso viver a acontecer a próxima oportunidade de lançamento será somente em agosto de 2022, o que iria atrasar bastante a missão. 

“Quando você fala sobre a Terra e Marte estarem do mesmo lado do sol, isso acontece uma vez a cada 26 meses”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine em uma conferência de imprensa de pré-lançamento do Mars 2020 no início deste mês. “Portanto, é muito caro, se tivermos que levar a perseverança e colocá-la novamente em armazenamento por um período de dois anos, pode custar meio bilhão de dólares”.

A missão MARS 2020 tem como objetivo procurar vidas passas no solo marciano, para isso um moderno rover, o Perseverance será enviado à Marte para inúmeras experiências. Esse será o rover mais moderno e completo enviado ao planeta vermelho e conta inclusive com um mini helicóptero que já foi abordado sobre em um artigo especial que pode ser acessado abaixo.


Curiosidade: O helicóptero que vai voar em Marte

 

DEIXE UMA RESPOSTA