NASA aprova projeto de helicóptero que vai para Marte

O novo projeto da NASA foi aprovado nesta semana, trata-se de um helicóptero que será capaz de voar em Marte, ele foi aprovado após 75 horas de testes em solo terrestre.

O helicóptero especial terá a missão de primeiramente conseguir voar na atmosfera rarefeita de Marte, mas ele enviará para a NASA fotos e imagens do planeta vermelho para otimizar os estudos do planeta, visto que o helicóptero permite uma perspectiva panorâmica do planeta, diferente dos rovers.

A NASA desenvolveu o helicóptero de aproximadamente 1,8 kg e um metro de altura para resistir ao clima de Marte, onde a temperatura pode variar entre 20ºC a -90º C, dessa forma ele tem um sistema próprio de aquecimento, no meio de tanta eletrônica, para permitir o funcionamento em qualquer período.

Com certeza o maior problema é voar com um veículo tão leve em um local onde a densidade da atmosfera é de somente 1% da densidade terrestre, além da aceleração gravitacional ser bem menor, de 3,7 m/s² (na Terra é de 9,8 m/s²).

Nessa questão do controle de voo a NASA já confirmou que os cientistas superaram através de vários testes, com auxílio até mesmo de informações anteriores de sondas que pousaram em Marte.

A previsão agora é construir a versão que vai para Marte, e enviar o helicóptero em uma missão que acontecerá em 2020, rumo ao planeta vermelho. A viagem deverá durar até 2021, quando o helicóptero iniciará sua missão.