A NASA lançou um banco de imagens completo sobre a Terra, com imagens gravadas via satélite desde 2000, isso mesmo, desde quando a internet ainda estava engatinhando aqui na crosta terrestre.

O uso esperado dessa ferramenta, além da curiosidade de entusiastas, é a disponibilização para pesquisa em todo o planeta, gerando novos estudos com base nos dados da NASA.

Na ferramenta Worldview, disponibilizada para ver cronologicamente as imagens da Terra, a NASA demonstra também incêndios florestais, o comportamento das geleiras ao longo do tempo e até mesmo furacões. Para ver essas 600 camadas disponíveis você pode ir em “Add Layers” e escolher qual tipo de dado deseja ver atrelado à imagem.

Vale ressaltar que muitas imagens são cobertas com nuvens, visto que o processo de eliminar as nuvens das imagens da Terra é algo que necessita de uma exposição contínua durante dias, com finalidade de capturar o exato momento de um local sem nenhuma cobertura.

Você pode ver todo esse histórico em uma timeline montada pela NASA. Clique Aqui para acessar. Um exemplo do sistema está disponível também no vídeo abaixo.

As imagens foram feitas pelo satélite MODIS, e desde 2012 estavam sendo disponibilizadas online no site acima, mas só agora a NASA incluiu os 12 anos de dados que faltava, gerando um database que tem 3850 terabytes (TB), incluindo as camadas de dados adicionais. O sistema inclui outros satélites da NASA e NOAA, para fazer a combinação de dados sobre o clima, presença de fumaça para as funções de incêndio e erupção, e até de furacões.