NASA e SpaceX adiam primeiro lançamento do Falcon 9 com astronautas a bordo

O tão aguardado lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, pela primeira vez levando astronautas, precisou ser adiado, após o cancelamento da missão poucos minutos antes da partida. Cerca de 5 milhões de pessoas aguardavam ao vivo o lançamento, que seria transmitido pelas redes sociais da SpaceX e NASA.

Agora a cápsula Dragon Crew deve levar os astronautas até a Estação Espacial Internacional no próximo sábado (30), às 16h22 (horário de Brasília).

Como é tradição da SpaceX, a missão será transmitida ao vivo amanhã (27/05), nos canais da empresa e da NASA no Youtube, você poderá acompanhar tudo pelo vídeo abaixo. A transmissão oficial começa às 12h00 (horário de Brasília).

O último lançamento de um astronauta diretamente pela NASA ocorreu com o Space Shuttle em 2011, quando o Atlantis subiu pela última vez ao espaço, marcando a missão STS-135, a última de 135.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, da NASA, serão responsáveis por essa histórica missão com o foguete Falcon 9, que terá acompanhamento mútuo entre a NASA e a SpaceX.

O grande destaque da cápsula Dragon Crew é manter um cronograma de desenvolvimento mais “adiantado” em relação à CST-100 da Boeing, pela metade do preço. Isso antecipa o cronograma da NASA, de forma que tenha uma menor dependência da Rússia no lançamento de astronautas.

Passo a passo do lançamento, com a recuperação do primeiro estágio.


Procedimentos até acoplar na Estação Espacial.

Em preparação para a Demo-2, a SpaceX completou vários marcos importantes para o Programa de Tripulação Comercial da NASA.

Em março de 2019, a SpaceX concluiu a primeira missão de demonstração da Dragon Crew para a Estação Espacial Internacional, um voo de teste de ponta a ponta da Crew Dragon sem os astronautas da NASA a bordo, tornando a Dragon a primeira espaçonave americana a atracar autonomamente com a Estação Espacial Internacional e retornar com segurança à Terra.

Em janeiro, a SpaceX concluiu com êxito um teste em voo dos recursos de escape da cápsula Dragon. Este teste, que não tinha astronautas da NASA a bordo da espaçonave, demonstrou a capacidade da Dragon Crew de transportar com segurança a tripulação em segurança no improvável evento de uma emergência em subida.

 

DEIXE UMA RESPOSTA