NASA Helicóptero Ingenuity Marte
Foto: Ilustração por NASA/JPL

A NASA realizou na madrugada desta segunda-feira (19/04) um marco histórico para a humanidade. A agência conseguiu voar com um helicóptero em Marte, mesmo com a atmosfera rarefeita do planeta vermelho.

O teste ocorreu após alguns dias de atraso básico, que a NASA utilizou para fazer uma atualização à distância do helicóptero. A aeronave foi programada para fazer toda a missão sozinha, visto que a distância entre os dois planetas que causa o delay na comunicação inviabiliza qualquer comando em tempo real a partir da Terra.

NASA Helicóptero Ingenuity Marte
Helicóptero Ingenuity em Marte. Imagem capturada pelo Rover Perseverance por NASA/JPL.

Os dados do altímetro indicam que o Helicóptero Ingenuity subiu até sua altitude máxima prescrita de 10 pés (3 metros) e manteve a altitude de modo estável por 30 segundos. O voo teve um total de 39 segundos de duração.

Confira no vídeo abaixo, captado pelo Rover Perseverance, que chegou em Marte recentemente:

O Planeta Vermelho tem uma gravidade significativamente menor, um terço da registrada na Terra, e uma atmosfera extremamente rarefeita, com apenas 1% da pressão do ar na superfície em comparação com o nosso planeta.

A menor quantidade de ar disponível foi colocado pela NASA como um desafio, visto que aeronaves à hélice precisam do mesmo para gerar propulsão e sustentação.

O uso de aeronaves em Marte pode contribuir com mais estudos sobre as camadas atmosféricas, bem como o comportamento da mesma dependendo da altitude. O Ingenuity é um avanço tecnológico e científico ao mesmo tempo para a NASA.

Imagem real capturada pelo Rover Perseverance.

A primeira aeronave a voar em Marte tem propulsão totalmente elétrica, alimentada por algumas baterias e um painel solar de pequenas dimensões. O Ingenuity tem 49 centímetros de altura e 1,8 kg de peso total.

Não há instrumentos de pesquisa nesse helicóptero, porém, a NASA aproveitou o pequeno veículo para testar a possibilidade de usar componentes mais simples em missões importantes, como peças de smartphones.