Ninguém duvida da capacidade de David Neeleman, que já criou várias companhias aéreas incluindo a Azul, que cresceu muito em poucos anos no complicado mercado de aviação do Brasil.

E hoje David Neeleman indicou que realmente planeja criar novamente uma companhia aérea nos Estados Unidos, nos mesmos moldes que inaugurou a JetBlue, anos atrás. Ele encomendou 60 aviões do modelo Airbus A220-300, com entregas a partir de 2021.

A companhia fará futuramente um pilar com a Azul e a TAP para voos entre os Estados Unidos e o Brasil/Europa, fortalecendo ainda mais a presença das empresas de Neeleman nesses mercados através da alimentação da frota doméstica. A Azul já faz isso com a TAP, a companhia portuguesa é a que mais realiza voos saindo do Brasil para a Europa, atendendo muitas cidades brasileiras e se conectando com a frota da Azul, que é a companhia com maior número de cidades atendidas no Brasil.

Foto – TAP/Divulgação

O lançamento de uma parceria com a nova companhia de Neeleman seria capaz de criar um forte mercado para as três empresas. Partindo de 99 cidades do Brasil, o cliente da Azul poderá chegar em uma quantidade semelhante de cidades americanas, do mesmo modo isso aplica-se à TAP, que também opera a partir de Lisboa para diversas cidades da Europa.

A TAP e a Azul estão no meio da formulação de uma joint-venture que permitirá às companhias aéreas trabalharem juntas em voos pelo Oceano Atlântico.