TU-160 Blackjack- Foto; Força Aérea Russa

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), diz ter identificado na última sexta-feira (31), dois bombardeiros russos estratégicos e supersônicos TU-160 BlackJack voando próximo ao espaço aéreo do Canadá.

De acordo com a informação do NORAD os bombardeiros russos saíram da região do Polo Norte e fizeram uma aproximação no Canadá, mas se mantiveram dentro do espaço aéreo internacional, mas foram identificados pelos militares canadenses que fiscalizam uma área dentro deste espaço internacional, afim de ter um maior preparo para uma eventual invasão de seu espaço aéreo.

Essa aproximação foi a primeira do ano, a última vez que os TU-160 de aproximaram da América do Norte, foi no mês de agosto do ano passado.

“Nossos adversários continuam flexionando seus sistemas de armas de longo alcance e se engajando em esforços cada vez mais agressivos, para incluir abordagens nos Estados Unidos e no Canadá”, disse o general Terrence J. O’Shaughnessy, comandante dos EUA na Norad, em comunicado. na sexta.

“Norad é impulsionado por uma única prioridade inflexível: defender os EUA e o Canadá, nossas pátrias, de ataques”.

O cansadense, Jamie Clarke,Rússiaque é o vice-diretor de estratégia de Norad, disse estar preocupado e que a “Norad não pode identificar e rastrear bombardeiros russos de longo alcance antes que esteja perto o suficiente para lançar mísseis no continente”.

Em anos anteriores bombardeiros TU-160 se aproximaram de demais regiões, como por exemplo no Ártico, no Báltico e em demais regiões do globo, sendo inclusive interceptados por caças de várias forças aéreas, como os Eurofighter Typhoons da RAF.


Fonte de apoio: Global News / Edição: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA