RQ-4B Global Hawk.

A Northrop Grumman completou o primeiro voo de testes com o UAV (veículo aéreo não-tripulado) RQ-4B Global Hawk da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) na última quinta-feira (15). O voo foi realizado na planta da fabricante em Palmdale, Califórnia.

“O RQ-4B Global Hawk fornecerá ao Japão inteligência sob demanda, informações de vigilância e reconhecimento para apoiar as missões da Força de Autodefesa Aérea do Japão de proteger as fronteiras, monitorar ameaças e fornecer assistência humanitária em momentos de necessidade”, disse Jane Bishop, vice-presidente e gerente geral de sistemas autônomos da Northrop Grumman.

“Este primeiro voo bem-sucedido é um marco significativo na entrega do Global Hawk aos nossos aliados japoneses.”

Segundo a Northrop, o Global Hawk é o único drone de alta altitude e longa duração (HALE) capaz fornecer dados sob demanda quase em tempo real, 24 horas por dia. Quando entrar em operação, o Global Hawk se integrará com outros recursos de inteligência japoneses, incluindo unidades de comando e controle baseadas em solo.

A capacidade fornecerá soluções para monitorar e deter ameaças regionais para garantir que o Japão tenha uma postura de segurança nacional altamente eficaz no futuro, afirmou a fabricante em comunicado. 

RQ-4B Global Hawk japonês. Foto: Northrop Grumman/Divulgação.

Em novembro de 2018 o país adquiriu três drones RQ-4 Global Hawk Block 30i por US$ 490 milhões através de FMS (Foreign Military Sales).