Northrop Grumman entrega três motores de foguete GEM 63 para o Atlas V da United Launch Alliance

Motores de foguete GEM 63 de Magna- Foto:/Divulgação: Northrop Grumman

 A Northrop Grumman Corporation entregou três de seus motores Epoxy Grafite (GEM 63) de 63 polegadas de diâmetro para o foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). Os três motores foram enviados das instalações da Northrop Grumman, em Magna, para a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, e serão usados ​​como impulsionadores de correia para aumentar o impulso no Atlas V.

Os motores de foguete GEM 63 foram desenvolvidos sob um acordo de cooperação com a ULA para o veículo Atlas V. Cada motor contribui com um empuxo máximo de 373.000 libras para o lançamento, com até cinco motores GEM 63 sendo capazes de suportar um único lançamento do Atlas V.

“Projetar uma solução drop-in para um veículo existente não é tarefa fácil”, disse Charlie Precourt, vice-presidente de sistemas de propulsão da Northrop Grumman. “Como maior fornecedor legado da ULA, fornecemos propulsão de foguetes para a ULA e suas empresas tradicionais desde 1964 e temos o prazer de continuar nossa parceria com este motor de nova geração.”

An Atlas V AEHF-6 Foto – Joshua Conti

Uma série de testes de aterramento do motor a partir de setembro de 2018 atendeu aos requisitos de certificação da Força Aérea dos Estados Unidos e da ULA. O primeiro voo do Atlas V que utilizará três motores de foguete GEM 63 deve ser lançado ainda este ano.

A família GEM de motores de correia foi desenvolvida a partir do início dos anos 80 com o GEM 40, suportando 132 lançamentos Delta II. A empresa também desenvolveu o GEM 46, que usou 54 motores para apoiar seis missões bem-sucedidas do Delta II Heavy. Northrop Grumman mais tarde desenvolveu o GEM 60, que se aposentou com 100% de sucesso em agosto de 2019 com 86 motores voados em 26 lançamentos Delta IV.

Northrop Grumman está novamente evoluindo a família GEM com o desenvolvimento da variação GEM 63XL para apoiar o veículo de lançamento Vulcan Centaur da ULA.

Fonte: Northrop Grumman


DEIXE UMA RESPOSTA