McDonnell Douglas MD-11F
Foto: Higor Rodrigues

Para a alegria dos fãs do icônico trijato McDonnell Douglas MD-11F, a FedEx vai colocar em operação mais uma das aeronaves aposentadas pela Lufthansa Cargo há algum tempo. A companhia aérea cargueira dos EUA está buscando aeronaves no mercado para ampliar sua capacidade operacional diante do crescimento do transporte de cargas global.

A Lufthansa anunciou em meados de 2020 que estaria gradativamente aposentando seus McDonnell Douglas MD-11F dando lugar aos novos e mais eficientes Boeing 777F. Praticamente toda a frota de MD-11 operada pelo braço cargueiro da Lufthansa chegaram novos de fábrica. 

Segundo o Portal Cargo Facts, a FedEx adquiriu o MD-11F de serial 48801 que operava anteriormente sob a matrícula D-ALCH. A aeronave foi recebida nova de fábrica em 1999, tendo operado pela companhia alemã por 21 anos.

Este MD-11 em especifico tem uma história marcante, este avião era um símbolo da empresa para levar suprimentos aos locais mais necessitados em todo o mundo. O antigo D-ALCH recebeu uma pintura especial que tem um significado especial principalmente com o propósito de ajudar crianças. 

Confira em detalhes sobre o MD-11 ‘Cargo Human Care’ em um artigo especial clicando aqui.

O antigo herói ‘Cargo Human Care’ agora vai ganhar uma sobrevida na FedEx com a matrícula N649FE. A aeronave está passando por uma manutenção mais profunda antes de ser integrado totalmente a frota da empresa norte-americana. 

FedEx MD-11F
Via – Arcturus

Atualmente a frota da FedEx é composta por 467 aeronaves cargueiras de diversos modelos, incluindo 57 aeronaves McDonnell Douglas MD-11. Apesar da idade um pouco mais avançada, o icônico trijato ainda serve bastante ao mercado de transporte de cargas, principalmente pela sua capacidade em volume de cargas a bordo.

A companhia dos EUA também opera o ‘irmão’ mais velho do MD-11, o McDonnell Douglas MD-10, contando com 11 aeronaves do tipo na frota. Na história, a FedEx foi uma grande operadora de aviões Douglas e McDonnell Douglas, tendo operado inclusive seis aeronaves DC-8F. 

DEIXE UMA RESPOSTA