Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Índia Boeing 777 Presidencial
Boeing 777-300ER da Índia- Foto: Vikramdabas via Wikimedia

O mais novo avião presidencial da Índia, o Boeing 777-300ER conhecido como ‘Air Índia One’, realizou seu primeiro voo internacional hoje(26). As aeronaves chegaram para o governo indiano em outubro, apesar do tempo ainda não haviam feito nenhum para fora do país. 

Com grandes restrições de viagens, as visitas oficiais de chefes de estado praticamente não aconteceu desde o início da pandemia. Com a vacinação em curso em todo o mundo, as restrições aos poucos vão sendo retirados e permitindo que alguns países realizem visitas oficiais. 

Com isso o Boeing 777-300ER de matrícula VT-ALW realizou seu primeiro voo oficial internacional na manhã desta sexta-feira(26). A aeronave partiu com o primeiro-ministro Narendra Modi a bordo, por volta de 8h da manhã. O destino foi Bangladesh, no qual o primeiro-ministro deverá ficar dois dias.

Desde a entrega, os novos 777 presidenciais realizaram cerca de 13 voos porém todos dentro da Índia. Apesar de uma viagem que não tem tanta duração, serviu para que o novo avião pudesse mostrar pelo mundo qual país representa.

A decisão de adquirir duas novas aeronaves é uma ruptura com o passado. Anteriormente, o governo usava uma frota de Boeing 747-400 que estavam em serviço comercial pela Air India. Esses aviões foram adaptados com alguns recursos de segurança e seriam simplesmente removidos do serviço de passageiros para servir como aeronaves VIP.

Os novos aviões contam com suítes de autoproteção (SPS) e contra medidas infravermelhas para aeronaves de grande porte (LAIRCM). Possuem também Suítes de Guerra Eletrônica Avançada para contra medidas enquanto estiver no ar.