Novo G550 Oron da IAF. Foto: Amit Agronov/IAF.

A Força Aérea de Israel (IAF) recebeu no domingo (04) seu novo Gulfstream G550 Oron. A nova aeronave vai cumprir missões de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) com o Esquadrão 122 Nachson, sediado na Base Aérea de Nevatim, no centro do país. 

“O ‘Oron’ é mais uma manifestação da crescente eficácia da IAF. A aeronave adiciona outra camada às atuais capacidades operacionais e estratégicas da IAF, que permitem a contínua superioridade aérea no Oriente Médio e a capacidade de defender os céus de Israel e garantir sua segurança” disse o Major General Amikam Norkin, comandante da Força Aérea. 

Além do novo Oron, o Esquadrão 122 também opera os já conhecidos Eitam e Shavit, baseados no G550 e G500, respectivamente. O destaque da nova aeronave é combinar a função de vários aviões em um só. 

O Major I., sub-comandante do Esquadrão Nachson, explica: “A aeronave combina capacidades do ‘Eitam’ e ‘Shavit’, das aeronaves de reconhecimento da Divisão de Caças e um avançado radar ar-superfície. O avião não é apenas importante para o Esquadrão e a IAF, mas é um recurso importante para toda a IDF: ele conduzirá missões ISR para a Marinha usando sistemas exclusivos, tudo em cooperação com a Diretoria de Inteligência da IDF e a unidade ‘Maof Rahav’.”

Novo G550 Oron da IAF. Foto: Amit Agronov/IAF.

“O avião também é capaz de transportar pessoal de inteligência que analisa dados em tempo real. Isso permite que a tripulação seja independente e volte de uma missão com um resultado totalmente completo”, disse o Major I. 

Segundo The Aviationisto G550 Oron é externamente similar ao G550 Eitam. Mencionado anteriormente, o Eitam é uma espécie de “mini-AWACS”, equipado com duas antenas laterais operando na Banda L e mais duas antenas de Banda S nas duas extremidades da aeronave. 

O Oron decolou da sede da Gulfstream em Savannah, no estado americano da Georgia, e chegou em Israel ainda com uma matrícula civil (N552GD). A aeronave fará missões em estreita ligação com os outros braços da IDF (Israel Defence Forces). 

O Oron recebe a “bolacha” do Esquadrão 122. Foto: Amit Agronov/IAF.

Via IAF