Novo jato italiano M-346 LFFA faz voo inaugural

M-346 LFFA- Foto: Oscar Bernardi

O novo caça leve da empresa italiana Leonardo realizou o seu primeiro voo no último dia 13 de julho, o voo do M-346 (LFFA) aconteceu a partir do aeroporto de Venegono, onde se baseiam as linhas de montagem finais da empresa.

O jato M-346 (LFFA) é o primeiro com a configuração completa com toda a configuração única que o diferencia do M-346 Advanced Jet Trainer (AJT).

Podemos ver algumas diferenças do M-346 (LFFA), as diferenças estão nos dois trilhos de mísseis com ponta de asa, que elevam o total de pontos duros para sete (dois nas pontas das asas, quatro sob as asas e um sob a fuselagem), um par de novas antenas no nariz (em frente do cockpit) e sob a fuselagem (sob os dois motores) e o Sub-sistema de Ajuda Defensiva (DASS).

M-346 LFFA- Foto: Oscar Bernardi

O M-346 LFFA tem apresenta algumas modificações em relação ao M-346 (AJT) que hoje já é usado pelas forças aéreas da Israel, Polônia e Cingapura. Ambos os jatos são grandes destaques no cenário da aviação de treinamento avançada, podendo até ser empregado em missões de combate leve.

Para a Itália i jato está sendo uma aposta para missões de Policiamento Aéreo, Interceptação em Movimento Lento, Suporte Aéreo Fechado (CAS), Contra-Insurgência (COIN), Controlador Aéreo Aéreo (FAC-A) , Busca e Resgate em Combate (CSAR), As funções Interdição, Interdição Aérea no Campo de Batalha (BAI), Suporte Tático Aéreo para Operações Marítimas (TASMO) e Reconhecimento Tático, podem transportar mais de 2.000 kg de armas.

Fonte de apoio: The Aviationist

DEIXE UMA RESPOSTA