Novo turboélice da Rússia realizou hoje o seu primeiro voo

Rússia Irkut IL-114-300

Na manhã de hoje (16/12) a UAC (United Aircraft Corporation), uma fabricante estatal russa, realizou o primeiro voo do Ilyushin Il-114-300, o mais novo turboélice da empresa focado no mercado de aviação regional.

O voo foi realizado por uma tripulação experiente composta pelo piloto-chefe de teste de 1ª classe, Nikolai Kuimov, o piloto de teste de 1ª classe Dmitry Komarov e engenheiro de teste de 1ª classe Oleg Gryazev.

Durante o voo, a tripulação verificou os modos de operação dos motores, a estabilidade e controlabilidade da aeronave, bem como a operação de seus sistemas. Foi a primeira experiência dos pilotos com o avião, o que justifica esses modos de conduzir o primeiro voo.

O Ilyushin-114-300 teve seu lançamento oficial há alguns anos, com o objetivo de realizar o primeiro voo em 2018 e entrar em serviço em 2022, mas o programa foi adiado e o primeiro avião de teste ficou pronto a cerca de alguns meses atrás.

Um segundo protótipo, seguindo os padrões de produção em série, está sendo montado e deve estar pronto até o final do ano.

A -300 é uma variante modernizada de 68 lugares do turboélice Il-114. A produção está sendo reiniciada para atender à demanda de transporte doméstico regional, principalmente em áreas remotas, e substituir os aviões mais antigos da Antonov usados ​​nessas rotas.

O IL-114-300 representa mais um passo na conversão sistemática das tecnologias militares russas para a aviação civil. A aeronave tem potencial para países que se concentram no desenvolvimento do tráfego aéreo local e regional.


O avião é equipado com motores russos turboélice TV7-117ST-01 projetados e fabricados pela JSC UEC-Klimov, com potência de decolagem de até 3100 hp. Este motor é equipado com hélices AV-112-114, fabricada com conceitos de nova geração e controle automático.

“O final do ano de 2020 é rico em estreias na aviação. Como você sabe, ontem o avião comercial de médio alcance MC-21-310 com motores PD-14 decolou pela primeira vez. Hoje, o turboélice Il-114-300 fez seu voo inaugural – é mais uma aeronave na linha de passageiros, que nossos fabricantes de aeronaves oferecerão às operadoras em um futuro próximo. A nova aeronave é especialmente relevante para o nosso país: é compatível com diferentes níveis de equipamentos de aeródromo, está adaptada para operar nas duras condições do Norte, Sibéria, Extremo Oriente e, devido à capacidade ótima da cabine, pode se tornar o veículo básico para o desenvolvimento do transporte regional. Em 2022, a UAC planeja concluir a certificação do Il-114-300 e, a partir de 2023, iniciar as entregas em série”, disse Sergei Chemezov, Diretor Geral da Rostec State Corporation.

 

Veja a decolagem da aeronave no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA