Novos caças F-39 Gripen da FAB já estão a caminho

F-39 Gripen FAB Suécia 4102
CO Gripen FAB 4102. segunda aeronave de produção, é rebocado pelas ruas de Norrköping. Foto: Thomas Moller - NT

Os dois novos caças Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já estão a caminho do país. As aeronaves de matrícula 4103 e 4102 pousaram ontem (09) na cidade portuária de Norrköping, onde serão embarcados em um navio e trazidos para o país. 

Imagens de Ulf Wigh do portal Wighsnews mostram os caças sendo rebocados à noite até o porto da cidade, um dos mais importantes da Suécia. Mattias Rådström, gerente da Saab, confirmou ao portal NT que a operação “Faz parte do transporte para o Brasil.”

Assim como o F-39 4100 (o primeiro Gripen brasileiro), os dois novos aviões serão trazidos por via marítima. No caso do primeiro Gripen, a aeronave foi levada ao porto de Navegantes (SC) a bordo do navio mercante MV Elke, desembarcada e rebocada até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder.

Através do site Marine Traffic é possível acompanhar em tempo real o navio Marsgracht pelo mar, utilizando dados de GPS. Confira Clicando Aqui.

Lá, o caça fez alguns testes de motor e táxi antes de decolar para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde se encontra até hoje, realizando voos de testes e ensaios. O mesmo deve acontecer com estas novas aeronaves. Seu destino final é o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, unidade de caça com sede na Base Aérea de Anápolis.

Gripen KC-390 Anápolis FAB

As duas mais novas aeronaves da FAB, F-39E Gripen e KC-390 Millennium, no pátio da Base Aérea de Anápolis. Foto: Suboficial Johnson/FAB.

No entanto, antes de começarem a operar na base aérea goiana, os Gripens passarão pelo processo de certificação militar, também em Gavião Peixoto. Nesse trabalho, os pilotos de prova da Saab, Embraer e da própria FAB realizam uma série de ensaios para certificar o emprego militar do novo caça. 

Estas aeronaves foram oficialmente apresentadas em novembro do ano passado em uma cerimônia realizada na Suécia. A FAB, que adquiriu um total de 36 Gripens e já estuda um novo lote de 30 aeronaves, deve receber mais dois aviões ainda no primeiro semestre de 2022. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.