Foto - Cristian Marchi @brasiliaspotter / Aeroflap

Entre as pesquisas de frota da Avianca Brasil realizadas pela nossa equipe, conseguimos obter uma informação nova sobre a frota da companhia, e de certa forma surpreendente.

A aeronave PR-ONZ, um Airbus A320ceo fabricado em 2014 (portanto, consideravelmente novo) está estocada em São José dos Campos desde junho de 2018.

A primeira informação que a aeronave pertencia à frota da companhia aérea foi obtida através do RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), um sistema da ANAC que lista todos os aviões do Brasil com seu respectivo dono, pode pesquisar por qualquer matrícula ativa no Brasil, esse sistema te mostrará.

Na imagem acima podemos ver que essa aeronave ainda consta como operada pela Avianca Brasil, a proprietária é a empresa DS THREE LLC, uma subsidiária de uma empresa de leasing aeronáutico.

O sistema da ANAC também aponta que a aeronave está em regime de Arrendamento Operacional, e pode realizar voos até 2020, data limite do Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA), que pode ser renovado após essa data.

Já uma consulta utilizando o plano Gold do FlightRadar 24, que mostra o histórico de voos da aeronave em um ano, conseguimos a informação que a aeronave realizou no dia 16 de junho de 2018 um voo de Brasília para Congonhas, transportando passageiros.

Já no dia 25 de junho a aeronave fez um voo não regular para São José dos Campos, uma cidade localizada a 100 quilômetros de São Paulo.

Não é possível saber a condição da aeronave no momento, em relação a sua capacidade de rapidamente retomar os voos, ou seja, se está com o interior completo ou manutenção regular. Não há formas de acessar esse avião que está estocado no Aeroporto de São José dos Campos.

Informações recebidas posteriormente apontam que essa aeronave estocada está na área da empresa Digex, no Aeroporto de São José dos Campos.

Considerando que há aviões do mesmo modelo, fabricados em 1999, e voando na frota da LATAM Brasil, é estranho uma aeronave tão nova já estar estocada, sem nenhum motivo divulgado publicamente, enquanto a Avianca Brasil recebia aviões novos da Airbus.