Arte: Porta-aviões Submarino- Créditos Popular Mechanics

Em 26 de abril de 2017, os estaleiros de Dalian, na China, estavam fervilhando de atividade. A Marinha chinesa estava prestes a lançar um novo navio de guerra, que consolidaria o status da China como uma grande potência naval. 

Enquanto as embarcações próximas tocavam seus apitos em comemoração, um oficial chinês esmagou uma garrafa de champanhe contra o casco cinza, abençoando-o na tradição do marinheiro. O hino nacional da China tocava confetes e serpentinas disparadas para o céu ao redor do navio de 66.000 toneladas – provisoriamente conhecido como Tipo 002. No verão passado, ele realizou testes no mar no Mar Amarelo.

Há motivos para comemoração: os porta-aviões têm sido a arma dominante no mar desde que os porta-aviões Enterprise , Hornet e Yorktown ajudaram os EUA a vencer a batalha de Midway, e “permanecem críticos para projetar energia em todo o mundo”, diz Robert Farley, Senior Professor da Universidade de Kentucky e especialista em guerra naval. No entanto, mesmo que outros países – incluindo o Reino Unido , o Japão e a Itália – continuem construindo os navios, eles poderão estar navegando no pôr do sol.

Os porta-aviões são caros e potencialmente perigosos: a perda total de apenas um porta-aviões da Ford resultaria em duas vezes mais mortes do que a Marinha dos EUA sofreu durante o ataque a Pearl Harbor. E eles estão mal equipados para lidar com uma nova geração de armas, incluindo torpedos de alta velocidade, mísseis balísticos antinavio e armas hipersônicas – que podem torná-los extintos dentro de uma geração. E já, os especialistas têm algumas idéias intrigantes sobre o que pode substituí-los.

 

Operadoras de hoje: caras e desatualizadas

Especialistas preveem o fim dos porta-aviões desde 1945, apenas nove anos após o término da era do navio de guerra. Argumentou-se que as armas nucleares poderiam afundar frotas inteiras e tornar obsoletas as formas de guerra relacionadas a transportadoras. Isso ainda não aconteceu, mas as operadoras ainda têm desvantagens que as tornam menos que ideais para a guerra moderna e futura.

Os transportadores e as aeronaves que preenchem seus conveses são difíceis de construir, caros de construir e custam ainda mais para operar. O USS Gerald R. Ford custou US $ 13 bilhões em uma embarcação autônoma: as 74 aeronaves que compõem sua asa aérea , de caças Super Hornet a helicópteros MH-60R Seahawk, custam US $ 5 bilhões adicionais. As transportadoras também pagam as despesas de voar a aeronave a bordo, que varia de até US $ 44.000 por hora para o F-35C. O mais recente jato de caça, o Lockheed Martin F-35C Lightning II , custa US $ 107,7 milhões para ser construído.

USS CVN 78 Gerald Ford, a primeira embarcação da nova classe FORD,. Embarcação de propulsão nuclear

Além disso, os adversários estão desenvolvendo armas mais rápidas e poderosas que podem matar os transportadores. A China desenvolveu o míssil balístico anti-navio DF-21D e a arma hipersônica DF-17, agora emparelhada com o drone supersônico DR-8. Essas armas, mostradas na parada militar de Pequim em outubro , representam uma ameaça sem precedentes aos porta-aviões americanos. Em caso de guerra, as forças aéreas e navais chinesas localizariam transportadoras americanas com drones e lançariam ataques coordenados com o DF-21D e o DF-17, tentando sobrecarregar as defesas das transportadoras.


 

Centrais não tripuladas

Tradicionalmente, um “porta-aviões” é pensado como um tipo de navio. Mas é realmente uma parceria entre a aeronave e a embarcação transportadora. Se a história é algo a se fazer, é isso que pode ajudar as operadoras a evitar a obsolescência.

Por exemplo, o porta-aviões da classe Midway, Coral Sea, foi construído durante a Segunda Guerra Mundial, mas serviu nos anos 90 trocando caças F-8F Bearcat movidos a hélice por caças F / A-18 Hornet. Ao mudar de pistão para motores a jato, as aeronaves da Coral Sea passaram de uma velocidade máxima de 755 milhas por hora para mais de 1.400 milhas por hora. Os torpedos e bombas da aeronave foram trocados por armas nucleares. À medida que a guerra muda e a tecnologia gera aeronaves mais eficazes, as transportadoras podem simplesmente trocar aviões antigos por novos.

Mas esses aviões podem não ter pilotos. Em 2017, o falecido senador John McCain publicou um plano alternativo para os militares dos EUA que recomendava a construção de porta-aviões menores e mais acessíveis e o investimento em veículos de aeronaves de combate não tripuladas (UCAVs). É provável que esses UCAVs eventualmente substituam aeronaves tripuladas, diz Farley. “Os drones não precisam retornar à base após serem lançados, não precisam manter um piloto humano vivo e não se preocupam em ser abatidos sobre o território inimigo”, diz Farley. “Em muitas operações arriscadas, será impossível justificar as despesas de uma aeronave tripulada e reutilizável, mesmo que possamos usar o drone apenas uma vez.”

UAV chinês- Foto; REUTERS/Thomas Peter

A remoção do piloto também reduziria a complexidade e o custo das aeronaves, permitindo que os militares comprassem mais drones. A Marinha voou pela primeira vez com um drone de uma transportadora em 2013 e o primeiro drone implantável, o navio-tanque MQ-25A Stingray , entrará para a frota em 2024. A Força Aérea dos EUA está atualmente testando o drone de combate de alta velocidade XQ-58A Valkyrie . O Valkyrie tem um alcance de 1.500 milhas, foi projetado para ser furtivo e pode transportar até duas bombas deslizantes para qualquer clima GBU-39 “Stormbreaker” dentro de um compartimento interno de armas.

As aeronaves de hoje, tripuladas e não tripuladas, decolam e pousam em um convés de vôo tripulado. No futuro, poderíamos ver UCAVs adequados para a pista, juntamente com versões maiores do drone Sea Robin da Marinha dos EUA , que é lançado a partir de um torpedo ou tubo de míssil e voa no ar. De acordo com o especialista em guerra submarina HI Sutton, autor do site Covert Shores , o uso de drones pode levar a navios de aviação com tripulação mínima, completos com robôs de convés para reduzir substancialmente o número de pessoal necessário para manter, operar e pilotar aeronaves.

XQ-58A Valkyrie- Foto: AFRL

 

Discrição incomparável

Quanto à própria transportadora, Sutton sugere uma embarcação semi-submersível que utiliza tanques de lastro para se elevar ou abaixar em relação ao nível do mar. Uma transportadora semi-submersível pode sentar-se “apenas dois metros (seis pés) acima das ondas durante operações de vôo em condições normais do mar ou com mau tempo, mas se lasca ainda mais quando não está envolvida em operações de voo”, diz Sutton. Ele visualiza embarcações elegantes e discretas, semelhantes a um submarino navegando na superfície do oceano, com elevadores e uma cabine de comando para UCAVs.

Outra opção é submergir o navio o tempo todo, construindo um grande submarino movido a energia nuclear capaz de lançar UCAVs a partir de silos embutidos no casco. “Uma plataforma submarina para o lançamento de drones teria mais chances de sobreviver em ambientes hostis e anti-acesso”, disse Farley. “Embora um porta-aviões possa tirar proveito de sua velocidade e mobilidade para evitar ataques com mísseis, ele não pode igualar o discrição de um grande submarino.”

Arte de um exemplo de “Porta-Aviões Submarino”

Os submarinos que lançam drones podem parecer algo de um sucesso de bilheteria de Hollywood, mas já existe um modelo para este navio: os quatro submarinos de mísseis de cruzeiro da classe Ohio dos Estados Unidos . Os submarinos, construídos para transportar mísseis balísticos lançados por submarinos, foram cortados da força nuclear do Pentágono devido a acordos de controle de armas com a Rússia. Em vez de aposentá-los, a Marinha dos EUA modificou os submarinos Ohio, Michigan, Flórida e Geórgia para transportar mísseis de cruzeiro de ataque terrestre Tomahawk.

 

Abaixo um vídeo do Submarino norte-americano SSBN Ohio:

O resultado é algo muito parecido com um transportador submarino. Cada submarino de mísseis de cruzeiro da classe Ohio pode transportar 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk ou drones Sea Robin, teoricamente, dando aos navios a capacidade de procurar e depois atacar alvos – uma das principais missões do porta-aviões. Cada um dos submarinos possui tanto poder de fogo quanto um porta-aviões enquanto opera com uma tripulação de apenas 155 pessoas – muito menos do que os 4.550 marinheiros que chamam os portadores da classe Ford . E submarinos da classe Ohio também nunca foram rastreados durante uma patrulha.

Grande parte da tecnologia necessária para desenvolver submarinos que lançam drones – como criar grandes submersíveis ou controlar drones no mar – já foi dominada. Quando alguém une tudo isso, poderíamos ver (ou melhor, não ver) um evento naval em que os transportadores de ambos os lados estão totalmente debaixo d’água.

 

Fonte: Popular Mechanics