
Por Israel Treptow
Algumas das estratégias utilizadas pelos líderes da indústria no Brasil para encarar os impactos do Covid-19 e a importância de lideranças ativas
Quando eu recebi o convite para me tornar colunista do portal Airconnected, a minha primeira reação foi começar a pensar em um tema que fosse importante e relevante aos leitores, principalmente perante as atuais condições socioeconômicas do Brasil. Muito já se falou sobre os impactos sociais do Covid-19, tema este que é de suma importância já que infelizmente, somente no Brasil, mais de 500.000 vidas foram perdidas. O aspecto econômico relacionado à pandemia também já foi bastante discutido: Quais os impactos sofridos na indústria? Retração da oferta de assentos, cancelamento/adiamento na fabricação e entrega de aeronaves, postos de empregos perdidos, empresas adotando estratégias radicais de reestruturação e até mesmo o fechamento de suas portas, etc.; enfim, impactos negativos significativos. Portanto, pensei em mudar um pouco a óptica das análises e falar sobre os responsáveis por conduzir as organizações do setor de aviação durante o período de crise e as decisões acertadas que garantiram a sobrevivência dos negócios e os preparou para a retomada que vem por aí. É importante lembrarmos que organizações nada mais são do que as pessoas à frente delas.
“Liderar através do exemplo” esta é uma frase que eu levo comigo desde o primeiro dia em que a ouvi e, na minha opinião, resume de maneira clara como um líder deve se comportar: Sempre manter altos padrões morais e éticos durante a condução de suas atividades, mantendo o “tripé” finanças, pessoas e meio ambiente como guia de suas ações; ser o exemplo sobre suas próprias expectativas acerca de sua equipe. “Mais importante do que ser reconhecido pelos resultados obtidos, é ser reconhecido pelo caminho trilhado até lá” esta frase já foi utilizada e adaptada por diversos líderes dentro e fora da indústria de aviação e complementa a liderança através do exemplo. Resultados são obviamente fundamentais, mas o caminho percorrido é tão importante quanto, e líderes que seguem a definição genuína da palavra consideram em suas decisões as diversas variáveis existentes.
No Brasil, as principais empresas da indústria de aviação enfrentaram os desafios de 2020 e 2021 de maneira exemplar, contando com o comprometimento e dedicação de excelentes líderes. Resiliência, inovação e continuidade dos negócios são características extremamente presentes nos líderes das empresas no Brasil, muitas vezes “forjadas a ferro e fogo” em função dos desafios constantes de se fazer negócios no país. Não à toa, reconquistaram a confiança de investidores, clientes e passageiros e estão prontas para a retomada completa das atividades uma vez que seja seguro assim o fazer. Tanto as principais empresas de transporte aéreo, como outras gigantes do ramo, cumpriram com o seu dever de casa e agora estão aptas a se manter competitivas e saudáveis.
Liderança e gestão
Mas e quem são os líderes dentro de uma organização? Será que são somente os presidentes e vice-presidentes? Talvez alguns dos diretores? Eu particularmente acredito que todos que são responsáveis por gerir pessoas devem ser considerados líderes. Normalmente, tendemos a acreditar que coordenadores e gerentes são encarregados apenas pelo dia a dia das empresas, e que unicamente exercem funções de gestão de atividades, caracterizando uma diferenciação entre gestão e liderança. Esta diferenciação não está totalmente errada, mas estes gestores também exercem o papel de líderes e são responsáveis por “traduzir” a visão e estratégias da empresa em ações a suas equipes, de maneira a garantir que todos entendam a sua importância para as atividades da organização, que cada um faz parte de algo maior e são necessários para o sucesso da empresa.
A ideia deste artigo foi expor um pouco as características de liderança e gestão de pessoas que, do meu ponto de vista, fizeram a indústria de aviação no Brasil navegar a crise de maneira correta. Também gostaria de estimular você, leitor, a pensar um pouco sobre o seu papel na indústria. Eu acredito que estamos preparados para a retomada que está por vir e tenho confiança nas lideranças de nossas empresas!
Clique aqui para ver mais artigos e notícias no Portal AirConnected