O pequeno avião elétrico que foi recentemente certificado

A propulsão elétrica ainda continua meio distante das grandes aeronaves, mas enquanto ela não chega, os testes e certificações prosseguem nos pequenos aviões.

Um desses é o Velis Electro, recentemente certificado pela Autoridade de Segurança da Aviação da União Européia (EASA). O primeiro avião elétrico do mundo a ganhar uma certificação.

A pequena aeronave tem algumas características interessantes, que vale a atenção da nossa equipe e que também podem indicar como será a evolução dos pequenos aviões, com base na propulsão elétrica.

O Velis Electron é aquele típico avião de pequeno porte para escolas de voo, ou apenas os que desejam ter uma aeronave como hobby. Pouco focado em longas distâncias, o Velis é capaz de voar por apenas 50 minutos, a 160 km/h.

O peso total da aeronave é de 600 kg, muito pouco, considerando que temos um pacote de baterias logo atrás dos assentos.

O Velis Electron conta com um motor de 57,6 kW (~79cv), e uma hélice de três pás. O trem de pouso é do tipo triciclo, bem semelhante aos pequenos aviões da Cessna, perfeito para uma aeronave de treino.

A Pipistrel, fabricante do avião, disse que as baterias, localizadas atrás do assentos, ainda representam mais de 20% do peso máximo de decolagem.


Com certeza o Velis Electro é um avanço, para viagens cada vez mais sustentáveis e silenciosas, e demonstra que a evolução está começando nos pequenos aviões. No futuro, a própria Airbus planeja implementar algum nível de propulsão elétrica nos aviões, seja em solo ou no ar.

Além disso, a Pipistrel, fabricante desta aeronave, também oferece outros aviões com propulsores elétricos, como o Alpha Electro e o Taurus. Um kit de propulsão também está disponível, para aqueles que desejam converter os seus aviões para a energia elétrica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA