As obras de expansão do Fortaleza Airport (CE), iniciadas há pouco menos de um ano, alcançaram 60% do previsto, superando a previsão inicial. A rapidez na conclusão dos serviços deve-se ao planejamento, gestão e implementação de técnicas de engenharia adotadas pelo consórcio integrado pela Passarelli, responsável pelas obras.

Entre os diferenciais construtivos, destacou-se a substituição do sistema de concreto moldado in loco por estruturas metálicas, que garantiram agilidade e velocidade em alguns trechos.

Neste primeiro ano de trabalho, o consórcio integrado pela Passarelli, contratado pela Fraport Brasil – Fortaleza, ampliou a sala de embarque doméstico e iniciou a construção de um novo estacionamento; realizou serviços de modernização e ampliação da iluminação e dos banheiros.

Também foram executados serviços de demolição e de reforço das estruturas na expansão da área leste, que se encontram avançadas, já em fase final de instalação das coberturas da interligação entre o terminal antigo com o novo. Foram realizadas ainda as obras do acesso viário que liga o terminal já existente ao leste, em construção.

As intervenções no atual terminal de passageiros incluíram a readequação de alguns espaços existentes, além de adaptações da estrutura para a expansão oeste. Está prevista a unificação das áreas de embarque do atual terminal e o da expansão. A remodelagem da pista deverá ser a última etapa do projeto.

“Para nós da Passarelli, é motivo de muito orgulho poder exercer na prática o nosso propósito de prover excelência em soluções integradas e inovadoras de Engenharia, utilizando as mais avançadas técnicas de gestão na ampliação e reforma do Aeroporto de Fortaleza, esta importante obra para o Estado do Ceará”, afirma Romilson Souza, Gerente de Operações da Passarelli.