Obras na pista do Aeroporto de Ribeirão Preto já foram finalizadas

Aeroporto de Ribeirão Preto
Foto - Daesp

Com investimentos de quase R$ 4 milhões do Governo paulista, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, entregou nesta última segunda-feira, 29, as obras de melhorias e ampliação nas cabeceiras da pista do Aeroporto Estadual dr Leite Lopes, em Ribeirão Preto.

Além desses serviços, o saguão passou recentemente por uma revitalização com pintura, limpeza e ajustes nos banheiros que proporcionarão mais conforto aos passageiros, sobretudo no período de grande movimento devido à Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do país e que acontece de 29 a 3 de maio.

Bancadas pelo DAESP — órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes –, as obras são importantes para o processo de modernização do aeroporto, um dos 20 geridos pelo Estado que vão ser desestatizados pelo Governo paulista.

As obras incluem implantação da área de giro das aeronaves – turn pad – nas cabeceiras 18 e 36, além de acostamentos nas pistas de taxiamento e reforço estrutural no acesso ao pátio das aeronaves. De acordo com o Departamento, as adequações melhoram as operações e potencializam as condições para receber aeronaves de maior envergadura com mais segurança aos passageiros e às empresas aéreas.

Além destas, foram feitos, ainda, reparos no pavimento asfáltico e a revitalização das sinalizações diurnas e noturnas dos sistemas de pista. Com geração de 50 empregos diretos, as obras, que tiveram início em setembro do ano passado, foram custeadas integralmente com recursos do Tesouro do Estado de São Paulo.

 

Plano Aeroviário Estadual

O Governo do Estado tem agido fortemente para melhorar a atratividade dos aeroportos da rede do DAESP, ampliar a malha aérea e logística de São Paulo, integrando ainda mais todo o interior paulista — inclusive com outras cidades nacionais.

Resultado do programa “São Paulo Pra Todos”, a medida do Governo reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene da aviação de 25% para 12%. Como contrapartida, as companhias aéreas já estão oferecendo mais voos a partir de diversos aeroportos paulistas.

O plano é aumentar a conectividade regional com o incentivo a novos voos comerciais e de aeronaves de pequeno porte.

Para implantar o Programa Estadual de Desestatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo, estudos estão sendo conduzidos pelo DAESP para definir a modelagem a ser adotada — se privatização, concessão ou PPP.

 

Via – DAESP

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap