Os CEOs das companhias aéreas membro da Oneworld reuniram-se hoje (1º de fevereiro) em Londres para revelar uma grande transformação da aliança global, que marca o 20º aniversário do seu lançamento.

Os movimentos foram projetados para aumentar o valor que a Oneworld oferece aos clientes e às companhias aéreas membro em sua terceira década, refletindo as mudanças substanciais no mercado e no setor aéreo desde o lançamento da aliança em 1º de fevereiro de 1999.

A transformação da Oneworld inclui:

• Uma nova plataforma que, implementada, conseguirá inserir na era digital a principal promessa de conectividade contínua para os clientes da aliança, em viagens multidestinos e com múltiplos operadores, com a conveniência do cliente escolher o seu voo por meio dos aplicativos e website das próprias companhias aéreas membro – sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo adicional ou inserir mais dados de acesso.

• Mais projetos de coalizão de alianças em vários aeroportos importantes em todo o mundo – com planos de apresentar o primeiro lounge desenvolvido e gerenciado pela oneworld no final deste ano.

• Uma nova abordagem para as vendas corporativas, permitindo que a oneworld responda muito mais rapidamente às solicitações de contratos, que atualmente geram US$ 1 bilhão por ano para as companhias aéreas membro. Desde que os testes do novo processo começaram, há seis meses, as receitas cresceram 10%. Dezenas das maiores corporações multinacionais do mundo assinaram contas corporativas com a aliança, em vez de uma série de acordos individuais com as companhias aéreas.

• Novo procedimento para prospectar novos membros em potencial. A primeira companhia aérea resultante deste novo processo será a Royal Air Maroc, no próximo ano – a primeira adesão por seis anos de um membro pleno da oneworld e o primeiro da África.

• A oneworld connect é a primeira nova plataforma de associação da aliança, projetada para companhias aéreas regionais. A Fiji Airways será o primeiro parceiro nessa plataforma e o seu ingresso será concluído até o final do próximo mês. As conversas estão progredindo com outras companhias aéreas interessadas nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico, permitindo que a aliança se expanda ainda mais globalmente.

Essas mudanças estão refletidas em um posicionamento de marca totalmente diferente da oneworld, com o slogan “Travel Bright” e um novo site oneworld.com revelados hoje (1º de fevereiro).

Com a palavra, os CEOs

Rob Gurney, CEO da oneworld, afirma: “Em duas décadas desde o lançamento da oneworld, os comportamentos da indústria e dos consumidores mudaram profundamente. A maioria das nossas companhias aéreas membro passou por uma reestruturação abrangente. Algumas se fundiram. Quando a oneworld decolou pela primeira vez, quase nenhuma companhia aérea oferecia reservas on-line. Os smartphones estavam no futuro. As mídias sociais não existiam. As tarifas aéreas incluíam tudo. As companhias de baixo custo estavam em sua infância.

Desde então, as alianças globais cresceram muito em número de associadas, mas, sinceramente, não conseguiram acompanhar as mudanças que experimentaram os seus membros, a indústria em geral e o mercado. Na oneworld, estamos compensando isso. Entramos em nossa terceira década passando por uma transformação radical, com uma série de novas iniciativas para fortalecer ainda mais a relevância da aliança para as nossas companhias aéreas membro e os nossos clientes.”

Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines, afirma: “Estamos orgulhosos de ser um membro de longa data da oneworld, representando a aliança na América do Sul desde 2000. Como parte da oneworld, nossos clientes podem usufruir de uma conectividade incomparável, benefícios de passageiro frequente e serviços aeroportuários para além da região, na rede global da aliança. Com as transformações anunciadas hoje, continuaremos a oferecer mais benefícios para atender às necessidades dos passageiros de hoje, incluindo uma experiência digital simplificada por meio do aplicativo LATAM e serviços aprimorados de aeroportos em todo o mundo, como parte do novo posicionamento da marca oneworld.”

 

Principais estatísticas dos primeiros 20 anos da oneworld: