Operação Fim de Ano monitora movimento em 16 aeroportos

Foto - Divulgação

Operação Fim de Ano 2019/2020 nos 16 principais aeroportos do país começou nesta semana e vai até o dia 10 de janeiro. A estimativa da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura é que os terminais movimentem 13,3 milhões de passageiros no período das festas.

O dia de maior movimento de passageiros domésticos e internacionais será 6 de janeiro, com mais de 556 mil pessoas circulando pelos principais aeroportos do país. O segundo dia com mais movimento será 23 de dezembro, com mais de 546 mil passageiros.

Entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro, serão monitoradas a pontualidade dos voos e a satisfação geral dos passageiros com os aeroportos. Serão 22 dias de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período, em um procedimento padrão acordado e alinhado anualmente entre setor público e a iniciativa privada.

Além de definir compromissos e responsabilidades respectivas dos aeroportos e companhias aéreas para o período, o regime especial de funcionamento tem por objetivo manter o índice médio de atrasos e de decolagens abaixo de 15%. A meta operacional de desempenho é definida pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias). 

Os 16 aeroportos monitorados representam 75% do fluxo total de passageiros no país. São eles: Belém/PA, Campo Grande/MS, Guarulhos/SP, Congonhas/SP, Viracopos/SP, Galeão/RJ, Santos Dumont/RJ, Brasília/DF, Confins/MG, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, Curitiba/PR, Manaus/AM, Fortaleza/CE e Vitória/ES. Juntos, esses aeroportos devem registrar mais de 82 mil pousos e decolagens entre voos domésticos e internacionais, no período de 16 de dezembro a 10 de janeiro.