Listamos hoje, em frequência semanal, os cincos aeroportos mais perigosos no Brasil utilizando como critério de avaliação o terreno do aeródromo, o tamanho da pista, a presença ou não de equipamentos que auxiliam a pilotagem e ocorrência de incidentes ou acidentes. Nessa matéria iremos falar também um pouco da história do aeroporto e se existe ou não políticas públicas para a reestruturação do aeroporto.
O escolhido do dia foi o lendário que levou o primeiro lugar:
Aeroporto de Congonhas
Como o próprio ditado já diz que uma imagem vale mais que mil palavras, o aeroporto de Congonhas é tido por muitos pilotos e passageiros como o mais perigoso do Brasil por sua localização em um morro, prédios ao seu redor e em sua rota de aproximação e a sua pista curta. O mesmo já registrou alguns acidentes e dois deles famosos e fatais, um ocorreu no dia 31 de outubro de 1996, a queda do voo Tam 402 que deixou 99 mortos, o acidente foi causado por falhas mecânicas na aeronave, um Fokker 100.
Na época, foi amplamente discutida a localização do aeroporto e a segurança das regiões vizinhas pois vários imóveis foram destruídos ou danificados com a queda da aeronave. voo da Tam só que dessa vez um A320 foi o 3054 que deixou 199 vítimas fatais 187 a bordo e 12 em solo onde a aeronave se chocou em um prédio de carga da empresa após sair da pista no dia 17 de julho de 2007. Após o acidente o aeroporto parou de operar com sua capacidade total, mas mesmo assim ainda é o terceiro aeroporto mais movimentado do país ficando atrás do seu irmão mais novo, Aeroporto de Guarulhos.
Congonhas foi inaugurado no dia 12 de abril de 1936, hoje tem 79 anos, contém duas pistas uma principal e uma auxiliar ambas asfaltadas, a principal mede 1.940 metros e a auxiliar 1.435, sem incluir as áreas de escape. A pista principal é equipada por instrumentos ALS e ILS CAT I, que permitem o aeroporto operar mesmo em condições adversas. Mesmo após o acidente de 2007 o aeródromo ainda opera nos seus limites com até 48 operações por hora, após uma reavaliação dos órgãos regulamentadores a capacidade foi adequada para cerca de 33 a 36 pousos ou decolagens por hora tendo aproximadamente 536 voos diários que equivalem a uma decolagem/pouso a cada 2 minutos.
Texto – Totalmente por Igor Danin, ex-Aeroflap, informações postadas aqui são de total responsabilidade do autor do texto.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.