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Pan Am Experience: Os anos de ouro da aviação estarão de volta

Certamente você já deve ter ouvido falar na icônica  companhia aérea americana chamada Pan American Airways ou simplesmente Pan Am. Quando se vem o nome dessa empresa a mente, logo se lembra dos melhores anos da aviação.

Os serviços da Pan Am faziam com que o passageiro se sentisse sempre em um serviço 5 estrelas no ar. Nascida em 1927, a companhia viria a se tornar uma das empresas mais conhecidas do mundo, lembrada principalmente pelo exemplar serviço e atendimento de seus tripulantes.

A companhia também foi uma das primeiras no mundo a dar nome de batismo a suas aeronaves, hoje que é algo bem comum. Um marco importante da Pan Am para o Brasil, foi que a companhia americana fez o voo inaugural do Aeroporto Internacional de Brasília em 1957. O voo 201 chegava de New York operado com um Lockheed Super Constellation.

Infelizmente devido a diversos problemas financeiros no inicio da década de 80, a Pan Am começou a entrar em sérios problemas. Não durou muito e em 1991 a empresa deixa de voar e coloca um ponto final a sua bonita e honrosa história, pelo menos em linha aérea regular.

 

Surgimento de um sonho

Um das maneiras de preservar a história da aviação de qualquer que seja a empresa é manter alguma aeronave com a pintura original ou que remete a antiga empresa. No Brasil, temos alguns Boeings 737-200ADV que foram comprados e restaurados com a pintura da Vasp, da Força Aérea Brasileira, entre outros.

Lembram-se do Fokker 100 da Avianca Brasil que fez um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília sem o trem de pouso dianteiro em 2014? Pois bem, essa aeronave ficou impossibilitada de voltar a voar e parecia um destino já traçado.

O Fokker 100 de matrícula PR-OAF deixou de voar em 2014 entretanto, por ainda ter boas condições em algumas peças, a Avianca retirou várias partes do mesmo para colocar em outros Fokkers. Visto que o F-100 não é fabricado desde a década de 90, então o mercado estaria escasso de peças para essas aeronaves.

Foto: Gabriel Melo

De 2014 a 2020 a aeronave se tornou obsoleta e acabou sendo considerado “entulho” no Aeroporto de Brasília. Com a falência da Avianca Brasil, os bens que ainda restavam não serviria para muita coisa e o Aeroporto sendo reformado e planejando uma possível expansão precisaria retirar o que restava.

Em meados de Setembro, o PR-OAF foi doado a um novo projeto ambicioso e diferente para dar uma nova vida a esse avião abandonado. O projeto chamado Pan Am Experience Brazil tem como mentor Ricardo Espindola, um chef de cozinha com grandes ideias para o projeto.

Ricardo é um amante da aviação e também da gastronomia, o que fez ter uma ideia bem diferente para o projeto da Pan Am Experience. O projeto existe desde 2019, com o foco voltado para arrecadar fundo e ajudar crianças carentes e outros projetos sociais. A Pan Am era operada anteriormente em uma estrutura menor com base de madeira.

O mesmo espaço foi utilizado para dar treinamentos a comissários de bordo de uma escola de aviação em Brasília. Conforme nós relatamos nas primeiras visitas ao espaço aonde o Fokker está, em uma Igreja na 603 Sul quase no Centro de Brasília, fomos convidados a degustar um pouco do que será a experiência gastronômica a bordo do Fokker.

 

Os anos de ouro da aviação de volta

No dia 3 de dezembro, a Pan Experience Brazil realizou um convite para imprensa, entusiastas da aviação e claro conhecedores da gastronomia. O convite foi para degustarmos um pouco do que será servido a bordo do Fokker 100 da Pan Am, lembrando que todo o serviço segue o padrão da própria companhia americana.

O serviço será de acordo com a localidade escolhida pelo passageiro, e terá até mesmo bilhete com nome, horário e destino. Haverá as divisões entre a Classe Econômica e a Primeira Classe.

Como o intuito é trazer uma experiência de voo juntamente com uma experiência gastronômica diferente, os passageiros serão servidos por tripulantes uniformizados igualmente quando a Pan Am operava.

Como o padrão da antiga companhia prezava pelo luxo e extremo conforto a bordo, a Pan Am Experience seguiu a mesma linha. O serviço de bordo trará as entradas, o prato principal, e por fim a sobremesa. Tudo acompanhado de água, vinho e a bebida a escolha do passageiro.

A Entrada: Camarões ao Aioli de abacate
Creme de Abóbora cabotiá com especiarias
Principal Clipper First: Cupim braseado ao molho roti, folhas de mandioquinha e aspargos salteados

Supremo de frango recheado com abobrinha e bacon e mousseline de mandioquinha
Sobremesa: Torta de chocolate e fondant de leite ao toque de flor de sal

Ao longo do evento, recebemos alguns mimos que serão distribuídos aos passageiros quando estiverem a bordo.

O Fokker 100

Se a bordo com todos os serviços impecáveis e trazendo realmente a experiência de estar em voo com a Pan Am, o Fokker 100 está sendo muito bem preparado para tornar essa experiência ainda mais marcante.

Internamente o avião já possui a cara da nova operadora, a Pan Am. O carpete azul no tom mais claro, as luzes em LED que mudam de cor, e os assentos já no tom da empresa remetem profundamente que esses futuros voos serão eternizados por quem vivenciar essa experiência.

As partes internas do avião como os Bins, janelas, paredes e galleys foram completamente limpas e reformuladas e estavam praticamente novas. Este redator viajou em alguns Fokkers e em especial na Avianca Brasil(OceanAir) e a sensação de entrar e ouvir sons que mostram o avião ligado, parece estar mesmo indo voar, um filme passa a cabeça.

Por fora o avião ainda não ganhou a pintura clássica da Pan Am, isso porque esta será a última etapa a ser feita. O período de chuvas em Brasília atrapalhariam todo o processo de remoção da pintura da Avianca e a aplicação da nova. Ricardo nos informou que esse processo será feito ainda esse mês de dezembro com termino previsto para final de janeiro.

Em março de 2021 será a grande inauguração da Pan Experience a bordo do Fokker 100, a aeronave receberá um nome de batismo que foi escolhido por votação e ainda não foi divulgado. Além disso, o avião receberá uma ‘nova matrícula’.

O Fokker ainda terá as carenagens dos motores instaladas e pintadas, além claro das asas. Pelo espaço que foi destinado a ele, apenas uma das asas estará inteira, que será do lado esquerdo. Ricardo nos disse que com relação ao cockpit, tentaram resgatar ao máximo colocando peças e fabricando para dar o máximo de realidade.

Importante lembrar que os componentes do Cockpit, trens de pouso, motores e outras partes já foram retiradas do PR-OAF pois ainda tinham valor de mercado e foram úteis.

A restauração dessa aeronave, que veio originalmente da American Airlines e passou pela OceanAir e posteriormente Avianca Brasil, realça a esperança de manter viva a historia da aviação. Para amantes e entusiastas da aviação foi um presente e tanto, torcemos para que mais projetos desses se tornem realidades, pois tanto o Fokker tanto outras aeronaves carregam muitas histórias que precisam ser compartilhadas.

 

 

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