Advertisement

Para evitar falência, South African Airways vai passar por reestruturação radical

O governo da África do Sul deve empreender uma extensa reestruturação da South African Airways , insistindo que ficou sem estratégias alternativas para o problemático transportador de bandeira.

O departamento de empresas públicas do país disse que a companhia aérea deficitária passou por “desafios difíceis” nos últimos anos e principalmente nas últimas semanas – que incluíram ações de dois sindicatos, causando uma greve de vários dias.

Esses ataques causaram “danos imensos” à reputação e às operações da transportadora e contribuíram para a deterioração de sua posição financeira, acrescenta o departamento.

“A SAA, portanto, não pode continuar em sua forma atual”, afirma. “O grupo de companhias aéreas agora passará por um processo radical de reestruturação que garantirá sua sustentabilidade financeira e operacional.”

“Não há outro caminho a seguir.”

O departamento não detalhou a natureza ou a extensão total da reestruturação da SAA, mas afirma que “várias opções” estão sendo consideradas.

O governo disse que nos últimos dias houveram “intensas discussões” com os credores da companhia aérea para garantir os fundos necessários para cobrir uma transição operacional e estrutural nos próximos meses.

“O governo está comprometido com uma companhia aérea nacional viável, sustentável e rentável”, acrescenta o departamento. “É nossa responsabilidade coletiva, como os sul-africanos, apoiar a SAA em seus esforços para restaurar a confiança nas vendas entre sua base de clientes e recuperar as receitas no menor tempo possível”.

A SAA está tentando implementar um plano de recuperação judicial de longo prazo e recebeu vários pacotes de apoio financeiro do governo para ajudar na liquidez.

Mas a transportadora continuou apresentando perdas substanciais e foi prejudicada ainda mais pela turbulência em sua alta administração, com várias mudanças de diretores na última década.

“A SAA está determinada a permanecer aberta para os negócios”, diz o departamento. “A administração também está comprometida em garantir a sustentabilidade financeira daqui para frente”.

Acrescenta que o conselho pretende tomar “iniciativas ousadas” para aumentar a participação de mercado da SAA e “intensificar” as campanhas de marketing, em um esforço para recuperar a confiança na transportadora em dificuldades.

 

Via – FlightGlobal

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: crise, financeiro