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Para não ficar sem peças para aviões de caça, Boeing compra fábrica de fornecedora

Compra de planta da GKN Aerospace garante fluxo na linha de produção de caças F-15EX e F/A-18 Super Hornet da Boeing. Imagem: Boeing Defense

Em meio à crise por problemas em projetos como o jato de passageiros 737 MAX e o avião-tanque KC-46 Pegasus, a Boeing anunciou no dia 26/04 a compra da fábrica da GKN Aerospace, fornecedora de componentes para seus aviões de caça. A empresa, que produz peças para os modelos F-15 e F/A-18, estava ameaçando fechar. 

A GKN, que havia comprado a planta em Hazelwood (Missouri) da própria Boeing em 2001, já anunciava desde o ano passado que iria desativar as instalações e demitir cerca de 700 funcionários. O fechamento da fábrica teria impacto direto nas linhas de produção dos caças F-15EX Eagle II e F/A-18E/F Super Hornet e do jato de ataque eletrônico EA-18G Growler. A GKN é responsável por produzir superplásticos e superfícies de comando de voo destes aviões. 

Com a compra da fábrica, a Boeing garante o fluxo da cadeia de suprimentos para seus aviões de combate, bem como mantém os empregos de toda a força de trabalho da empresa, composta por aproximadamente 550 funcionários experientes.

Fábrica da GKN Aerospace produzia superplásticos e superfícies de comando para aviões militares da Boeing.

“A Boeing está crescendo em toda a região com um acúmulo saudável de programas atuais, ao mesmo tempo em que busca oportunidades futuras”, disse Steve Parker, vice-presidente sênior e diretor de operações da Boeing Defense, Space & Security. “Este acordo nos permite não apenas atender nossos clientes, mas também dá à força de trabalho altamente qualificada da GKN a oportunidade de usar seus imensos talentos em apoio ao combatente e à indústria aeroespacial e de defesa. Esta é uma situação em que todos ganham, para esses funcionários, para a Boeing e para a comunidade mais ampla de Saint Louis.”

A GKN, por sua vez, disse em pequena nota que o acordo celebrado entre as empresas garante o futuro das instalações para os funcionários” e ainda deseja “a todos em St. Louis muito sucesso para o futuro.”

Boeing vai encerrar produção do F/A-18E/F Super Hornet em 2025. Foto: Marinha dos EUA.

O movimento da Boeing vem num momento crítico, em que a maior empresa de aeronáutica dos Estados Unidos tem enfrentado grandes perdas, seja em programas de defesa ou de aviões comerciais, além de enormes críticas públicas e investigações por conta de acidentes com o 737 MAX.

Com a compra das instalações a GKN, a Boeing assegura um centro vital para a produção de seus aviões de caça e fortalece sua posição em busca de oportunidades de negócios internacionais, como o potencial acordo bilionário com Israel para jatos F-15EX.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, caças, Fábrica, GKN Aerospace, produção

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