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Parceira da Embraer nos EUA vai construir novo Avião do Fim do Mundo

O E-4B Nightwatch, popularmente conhecido por Avião do Fim do Mundo ou avião do Apocalipse. Foto: USAF.

A Sierra Nevada Corporation (SNC) garantiu um contrato de US$ 13 bilhões para produzir o substituto do E-4B Nightwatch, popularmente conhecido por Avião do Fim do Mundo ou Avião do Apocalipse. A empresa, com sede em Nevada, é uma das principais parceiras da Embraer nos Estados Unidos. 

A SNC foi selecionada pela Força Aérea dos EUA (USAF) para desenvolver e produzir a aeronave, oficialmente chamada no contrato de Survivable Airborne Operations Center (SAOC). Segundo o acordo, o primeiro de quatro novos ‘Aviões do Fim do Mundo’ deve entrar em operação em 2032; o contrato tem vigência até 2036. 

Cabe destacar que a empresa também foi a única que restou na licitação, depois que a Boeing desistiu da disputa no final de 2023 por conta de preocupações com o contrato de preço fixo. A Boeing tem enfrentado perdas grandes em contratos deste tipo, como o do reabastecedor KC-46 Pegasus e do VC-25B, o famoso Força Aérea Um. 

Ainda não se sabe qual avião será o substituto do E-4B. Conforme o Aviation Weeka SNC possivelmente vai modificar um Boeing 747-8i para a função, embora a produção da aeronave tenha se encerrado em 2023. O mesmo modelo também está sendo adaptado pela Boeing para se tornar o novo avião presidencial dos EUA. Dessa forma, é possível que a Boeing ainda tenha alguma participação no projeto, mesmo que de forma limitada. 

Sierra Nevada Corporation foi contratada pela Força Aérea dos EUA para fazer um substituto para o E-4B, o Avião do Fim do Mundo. Foto: Michael Haggerty/USAF

O que é o Avião do Fim do Mundo?

Em serviço com a USAF desde 1974, o E-4B é um posto de comando avançado aerotransportado que serve diretamente ao Secretário de Defesa. Também chamado de Pentágono Voador, o jato militar baseado no clássico avião avião de passageiros 747-200 Jumbo é mais conhecido por seus populares apelidos citados no início do texto.

Isso porquê o avião servirá como a última estação de comando para as forças armadas dos EUA no caso de uma guerra nuclear ou uma catástrofe natural extrema. Dessa forma, é de lá que partirão ordens para as tropas, silos de mísseis e submarinos nucleares. 

Para saber mais sobre esta aeronave e sua contrapartida russa, confira este artigo especial do Aeroflap clicando aqui. 

Parceira da Embraer

Desde 2013 a Sierra Nevada mantém uma parceria saudável com a Embraer Defesa & Segurança. A firma norte-americana produz nos EUA os turboélices de ataque A-29 Super Tucano para contratos financiados pelo governo dos Estados Unidos, como o que forneceu aviões para o Afeganistão e para a própria USAF.

Parceira da Embraer, SNC produz o A-29 Super Tucano nos Estados Unidos. Foto: Sierra Nevada Corporation.

Em fevereiro, SNC e Embraer realizaram uma demonstração conjunta do A-29 para a Força Aérea de Gana (GAF). Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior da GAF, Vice-Marechal da Aeronáutica Frederick Asare Kwasi Bekoe, expressou entusiasmo com a exibição e disse que “a parceria com a SNC e a Embraer foi oportuna, considerando que o A-29 Super Tucano era uma plataforma ofensiva estratégica para melhorar a postura dissuasora e ofensiva da Força.”

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: 747, Avião do Fim do Mundo, E-4B Nightwatch, Embraer, Sierra Nevada

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