Advertisement

Paris Air Show – Negociações 3º dia (62 A320NEO da AVB, Novo Beluga e muito mais)

O 3º dia de Paris Air Show foi um pouco menos agitado que o segundo, ao contrário de ontem onde a Boeing brilhou com suas diversas encomendas de Boeing 737-MAX, hoje foi a Airbus que recebeu maioria dos pedidos de aeronaves.

– AIRBUS

Começamos o resumo do dia com uma super encomenda da Synergy Group, que para quem não sabe é dona da Avianca Brasil, a encomenda deles foi para 62 Airbus A320NEO, o que é impressionante visto a atual frota com 38 aeronaves da família A320 e 1 A330F (cargueiro), Todas as aeronaves da encomenda são adaptadas para operações de alto desempenho, ou seja, em pistas curtas como o do aeroporto Santos Dumont, como atualmente a Gol faz com seus 737-800 NG.

“Essas 62 aeronaves A320neo tornará possível para Avianca Brasil para dar um salto importante em direção de crescer e modernizar sua frota, melhorando a experiência do passageiro “, diz German Efromovich, presidente da Synergy.

 

Depois dessa encomenda a Air VietJet encomendou 6 A321 além dessa companhia houve uma encomenda de uma empresa asiática ainda não revelada para 60 Airbus A320NEO.

 

Perspectiva 3d do A320NEO da AVB.
Perspectiva 3D do A320NEO da AVB.

– BOEING

Para aquecer um pouco a encomenda de aeronaves cargueiras a companhia russa Volga-Dnepr assinou um contrato de entendimento para a encomenda de mais 20 747-8F, dando assim um boost nas fracas encomendas do 747-8,  o contrato de acordo também incluiu uma maior utilização do Antonov An 124 presente na frota da empresa, entre as aeronaves presente na frota da companhia está a Airbridge que já tem seis 747-8Fs em sua frota, a Volga-Dnepr que também tem oito outros 747 cargueiros, mais 10 An-124 e cinco  Ilyushin Il-76TD modernizados, bem como mais três pequenos Boeing 737-400F.

Além dessas encomendas ouve mais uma para o 737-MAX vindo de um cliente não identificado (provavelmente VIP) e a Ethiopian Airlines que encomendou mais 6 787-8 da Boeing, apesar do incidente em solo que deixou seu 787-8 parado por meses, no momento operam 13 787-8 na companhia.

SONY DSC

 

– VIKING AIR

Incrivelmente uma companhia que pouco apareceu na feira até agora conseguiu uma grande encomenda de sua aeronave DHC-6 Twin Otter 400, com 50 pedidos da Reignwood Group.

 

 

Atrações da feira hoje (17/06)

Airbus declara que pretende fazer um novo Beluga baseado no A330 e que esse será 6 metros maior em comprimento que o atual baseado no A300-600, ela também indicou que já selecionou os fornecedores para o jato e alguns detalhes do projeto, entre eles o tipo de aeronave e as modificações,  o Beluga XL como será chamado terá design “similar” ao do A300-600ST, com um cockpit inferior, fuselagem alargada e modificação da empenagem. Haverá uma re-utilização em larga escala de componentes do A330. Ao todo serão construído 5 Belugas que vão ajudar na logística do A350, entrando em serviço em 2019.

airbus_beluga_xl

Além disso a Airbus e a EFW assinou um acordo para converter 600 A320 e A321 em cargueiros pelos próximos 20 anos. O A320P2F terá capacidade para transportar 21 toneladas de carga útil em mais de 2,100nm (3,890 km), enquanto a variante maior, A321, será capaz de transportar até 27 toneladas ao longo de 1,900nm (3.520 km).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Não categorizado, Notícias