O grupo IAG, liderado pela British Airways e pela Iberia, comprou uma pequena parte da Low Cost Norwegian Airlines, com uma fatia de apenas 4,61% do grupo.

A International Airlines Group (IAG), holding que integra Iberia, Vueling, Aer Lingus, British Airways e Level,  anunciou a aquisição de sua sexta companhia aérea, após perder a disputa pela compra da Niki, parte da falida Air Berlin, no início deste ano. O grupo confirmou, nesta semana, que adquiriu uma pequena parcela (4,61%) do grupo norueguês Norwegian Air Shuttle ASA, proprietário da aérea low cost Norwegian Air.

O CFO da IAG, Enrique Dupuy de Lôme, emitiu um comunicado nesta quinta (12) respondendo às especulações acerca do negócio, e revelou que embora a compra seja de apenas uma pequena parte, existe o interesse do grupo na aquisição de 100% da companhia norueguesa.

“O investimento minoritário destina-se a estabelecer uma posição a partir da qual iniciaremos discussões com a Norwegian, incluindo a possibilidade de uma oferta total pela Norwegian”, explicou o executivo.

Nenhuma decisão, no entanto, foi confirmada, e a IAG afirma que tais negociações de compra ainda não aconteceram, e que tampouco há a certeza de que uma oferta do tipo será feita.

Uma decisão que pegou todos de surpresa. Até mesmo a companhia Norwegian Air, que afirmou não ter conhecimento prévio dessa aquisição antes dela ser divulgada por alguns jornais nesta manhã desta quinta. Em uma declaração, a empresa norueguesa anunciou, “acabou de saber que o International Airline Group (IAG) adquiriu 4,6% das ações da Norwegian Air Shuttle ASA.”

Vale lembrar que a IAG lançou no último ano a também a companhia low cost Level, lançada há pouco menos de um ano em Barcelona, de onde – com aviões da Iberia – a iniciativa foi operar voos intercontinentais para as Américas.

Foto- Grupo IAG/ Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA