Já imaginou ter como lembrança um chaveiro com uma parte real de um Boeing 747-400? A Aviationtag, empresa alemã especializada em confeccionar chaveiros com fuselagens de aeronaves, acaba de lançar a edição limitada de um Boeing 747-400 de matrícula D-ABTE combi, ex-Lufthansa.
O que acontece quando uma aeronave é aposentada?
Muitas aeronaves no fim da sua vida operacional acaba se tornando “sucata”, principalmente para o mercado alternativo de peças para reposição. Sendo assim, algumas pessoas ficam impressionadas ao ver filas de aeronaves sem as suas principais peças e se perguntam o porquê dessas aeronaves não irem para um museu ou simplesmente continuarem voando.
Para a tristeza dos admiradores e entusiastas, quando um operador ou proprietário opta por “aposentar” em definitivo essas aeronaves, deve-se ao fato da sua operação se tornar bastante cara. Inclusive, a manutenção preventiva pesada (conhecido como Check-D) pode possuir valores próximos ou até mais altos de uma aeronave mais nova em situação operacional.
Além disso, a vida útil de um motor de um avião é medida em horas de voo e ciclos de voo. Um ciclo = uma decolagem + um pouso, ou um voo completo. Ou seja, quanto maior o ciclo de um motor, maiores são os gastos com a operação e manutenção conforme os anos se passam.
Tenha um pedaço de uma aeronave como lembrança
Pensando em inovar e dar “uma segunda vida” para aeronaves que não possuem mais utilidade, a Aviationtag lança periodicamente, novas coleções limitadas de diversas aeronaves, que vão desde o Boeing 747-400 ao Airbus A380, inclusive com peças de um Douglas DC-3.
No caso do D-ABTE, as etiquetas da fuselagem da Rainha dos Céus estão sendo vendidas em parceria com a Lufthansa a partir de 25.95 € euros (R$ 167 reais na atual cotação). Há também outras versões de cores do D-ABTE com o valor de 34,95 € euros (cerca de R$ 224,80), sendo que apenas 15.000 chaveiros/tags foram produzidos.
Segundo o site Airfleets, o D-ABTE inaugurou a sua vida operacional em 13 de abril de 1991 e podia comportar até 330 passageiros divididos em três classes.
Desde 2013, a aeronave foi convertida exclusivamente para operações de carga e operou para a Kalitta Air sob a matrícula N769CK até setembro deste ano, quando foi sucateada para a revenda de peças e para se tornar chaveiros.
Para conhecer o site Aviationtag e os seus produtos, basta clicar aqui.