Capitã Zoe “SiS” Kotnik, F-16 Viper Demonstration Team- Foto: U.s Airforce

Pela primeira vez dentro da USAF uma mulher irá ser a piloto de demonstração de uma aeronave específica dentro da Força Aérea dos EUA.

A capitã Zoe “SiS” Kotnik foi escolhida para ser comandar uma equipe de 20 pessoas, e um F-16 Fighting Falcon, em Airshows dentro e fora dos EUA.

A decisão partiu do o general Mike Holmes, comandante do Comando de Combate Aéreo, certificou a nova piloto do F-16 Viper Demonstration Team (Time de demonstração solo do caça F-16) antes ainda da temporada de 2019, na Joint Base Langley-Eustis.

A experiência de Zoe conta com mais de 1000 horas de voo em seus oito anos de serviço militar “SiS”, originalmente designado para o 55º Esquadrão de Caça da Base Aérea de Shaw, Carolina do Sul.

Equipe de solo e a Capitã Zoe “SiS” Kotnik,- Foto: U.S Airforce

“O que mais aguardo é o potencial de influenciar as gerações mais jovens”, disse Kotnik em um comunicado público.

“Eu sei, em primeira mão, como os shows aéreos podem ser impactantes e a diferença que isso faz para os jovens verem apenas um exemplo do que eles também podem fazer, e de quem eles podem se tornar. Espero ser uma fonte de inspiração e motivação que possa ser utilizada em suas próprias vidas”, completa a capitã.

 

Nos EUA é comum equipes de demonstração de uma única aeronave, como já dito tem a equipe do F-16 Viper Demonstration Team, mas também tem a do F-35 Demo Team, do A-10 Demo Team, e a mais famosa que leva o principal caça dos EUA, o F-22 Raptor Demo Team.

Fora isso, os EUA também contam com um time de demonstração, composto por uma “Esquadrilha”, são os Thunderbirds que também operam os caças F-16 Fighting Falcon. Esse time de demonstração é histórico dentro dos EUA e sempre está presentes nos principais airshows do país e do mundo.

Outra curiosidade envolvendo times de demonstração militares nos EUA são os Blue Angels, Time da Marinha dos EUA, que opera os caças aeronavais F/A-18 Hornet.

Abaixo um vídeo com uma entrevista com a capitã Zoe:

Fonte: The Aviationist