O Pentágono avisou na quarta-feira (09/09) que em 2024 pretende realizar testes ao vivo entre aeronaves controladas por Inteligência Artificial (IA), contra aeronaves com pilotos da força aérea.

Esse anúncio acontece algumas semanas depois de um teste na qual um sistema de IA venceu um piloto de F-16 em um combate simulado.

“A vitória retumbante do agente de IA demonstrou a capacidade dos algoritmos avançados de superar os humanos em duelos virtuais. Essas simulações culminarão em uma competição do mundo real envolvendo aeronaves táticas em grande escala em 2024 ”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper.

Arte/Divulgação: Calspan

A vitória de um sistema de IA demostra a capacidade tecnologia empregada pelos EUA. No entanto, alguns sistemas que falharam devem ser corrigidos, como por exemplo erro nas manobras básicas de voo.

“Há muitas advertências e isenções de responsabilidade a serem adicionadas aqui”, disse o coronel Dan Javorsek, gerente de programa do Escritório de Tecnologia Estratégica da DARPA.

A Inteligência Artificial é um dos pontos que devem ser alcançados em aeronaves de sexta geração, que devem começar a suas operações efetivas depois de 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA