Com mais de 5 décadas de produção que está prestes a ser encerrada, surgiu nas redes sociais a foto do penúltimo Boeing 747 produzido com a pintura finalizada, modelo que revolucionou toda a história da aviação mundial.
O penúltimo Boeing 747-8F produzido (LN 1573) recebeu o registro N862GT e será entregue para a operadora Atlas Air. Curiosamente, a aeronave conta com uma pintura diferente do habitual, ao estampar a marca da empresa suíça de transportes logísticos Kuehne + Nagel.
First to last 747 to ever be produced rolled out of paint yesterday at @flypdx in the @AtlasAirWW @Kuehne_Nagel livery. #N862GT #bittersweet #queenoftheskies #endofanera #b747 #avgeeks #boeing #aviationdaily #aviation pic.twitter.com/RphRaNUsD4
— Keith Miller (@KeithPDXAir) November 2, 2022
Esta versão de carga da Rainha dos Céus pode transportar até 137,7 toneladas de carga, comparando com a geração anterior, o 747-400F, é possível transportar até 20% a mais de carga com um consumo de combustível 16% menor.
A expectativa é de que as duas últimas unidades produzidas na história do Boeing 747 sejam entregues até o final deste ano, de acordo com informações da própria Atlas Air. Todos são do modelo 747-8F.
Empregado inicialmente para o transporte de passageiros e posteriormente se tornando uma opção versátil para o transporte de cargas, o Boeing 747 sem dúvidas revolucionou a história da aviação. O modelo contou com seis variantes (747-100, 747-200,747-SP, 747-300, 747-400 e 747-8).
O Boeing 747-8 Intercontinental foi aposta final da Boeing para dar sobrevida ao legado da ‘Rainha dos Céus’, entretanto, o quadrijato vendeu apenas 150 unidades, contra as 300 unidades estimadas pela fabricante, se tornando um duro golpe contra os planos na continuidade na produção do modelo.