Pilatus certifica novo jato executivo PC-24

A Pilatus recebeu a certificação da Agência Européia de Segurança da Aviação (EASA) e da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA para o PC-24. A Certificação do Super Versatile Jet prepara o terreno para as iniciais entregas aos clientes, que vai ver o jato executivo PC-24 decolar da Suíça para a sua entrada no mercado global.

As aprovações chegaram quatro anos depois que o superlight twin foi revelado pelo armamento suíço – seu primeiro programa de jatos comerciais após quase oito décadas de produção de aeronaves a turbo propulsor. O primeiro protótipo PC-24 completou seu primeiro voo em maio de 2015.

“Obter a certificação é a nossa recompensa por tantos anos de esforço incansável”, diz o presidente da Pilatus, Oscar Schwenk. “Em 2013, anunciamos que o PC-24 estaria pronto em 2017, e agora, pouco antes do final do ano, conseguimos exatamente isso”.

 

Os três protótipos utilizados no programa de certificação totalizaram 2205 horas voadas até agora. Alguns testes foram realizados em condições extremas: em condições de gelo e temperaturas muito quentes, em altitudes e velocidades geralmente não encontradas nas operações diárias. Outros testes incluíram impactos de aves, testes de esforço estrutural, testes de ruído e função geral. O avião até atingiu a velocidade de 440 nós (815 km/h) sem comprometer a segurança. 

O PC-24 é o primeiro jato comercial a nível mundial com a capacidade de usar pistas muito curtas, pavimentadas ou de terra, e com uma porta de carga como padrão.

Tudo isso para provar que os clientes podem depender desta aeronave para operar de forma segura e confiável em todos os momentos, de acordo com os requisitos legais. Na verdade, os pilotos de teste do Pilatus levaram a aeronave aos limites de seus limites e até além, voando em configurações e manobras proibidas aos pilotos comerciais que posteriormente ocuparão o cockpit.

A Pilatus investiu mais de 500 milhões de francos suíços de fundos próprios no programa de desenvolvimento do PC-24. Mais 150 milhões de francos foram destinados em edifícios e máquinas de produção em Stans, a fim de expandir a própria capacidade de produção da série PC-24. Atualmente, a Pilatus possui oito PC-24 na linha de montagem em Stans, com a expectativa de 23 entregas ao longo de 2018.

Nos EUA – um dos mercados mais importantes para a empresa – a Pilatus está investindo em um novo centro de atendimento. O design dos interiores será discutido com os clientes do PC-24 no local antes da implementação.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.