Há dois dias publicamos uma notícia sobre o A320 da Air Canada que quase pousou na taxiway do Aeroporto Internacional de São Francisco, sendo que a aeronave correu risco de atingir outros quatro aviões que estavam na taxiway no momento.
Apesar da investigação não fornecer pistas sobre o quão perto a aeronave da Air Canada passou dos outros aviões na taxiway, pesquisadores do Canadá analisaram os dados preliminares do ocorrido e indicaram que o A320 passou muito perto das outras aeronaves que estavam na taxiway.
“Apenas quero confirmar, somos o Air Canada 759, estamos vendo algumas luzes na pista de aterrissagens. Confirma o pouso?” disse o piloto, provavelmente já se referindo aos aviões na taxiway. Na resposta a torre disse, “Air Canada 759, confirmado o pouso na 28R, não há ninguém na pista”.
Logo mais uma voz no controle de tráfego disse, “Para onde esse cara está indo? Ele está na pista de rodagem”. Após o controle de tráfego aéreo solicitou que o piloto arremetesse e fizesse uma nova tentativa de pouso na 28R, sem citar o erro do piloto.
Quem entregou o erro foi um piloto da United, que estava na primeira posição na taxiway, atrás dele outros 3 aviões estavam aguardando para decolar.
O A320 da Air Canada tinha um deslocamento lateral de menos de 29 metros em relação ao centro da taxiway, local onde os aviões estavam alinhados. A aeronave ainda passou com uma altitude de 100 pés (30 metros) do primeiro avião alinhado, o da United, e a 300 pés do quarto avião alinhado. Isso de acordo com dados fornecidos pela CNN.
No momento do incidente a visibilidade da pista estava boa, apesar do clima adverso. No esquema normal as taxiways têm luzes com cores diferentes das que encontramos na pista de pouso e decolagem, para diferenciar o local e evitar confusões.
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Aeronave da Air Canada quase pousou em taxiway lotada