Antonov An-124

O piloto ucraniano Dmytro Antonov, que conhecemos pelo seu trabalho no An-225, divulgou neste final de semana um vídeo especial.

No vídeo, que você pode conferir abaixo, Dmytro ressalta no início sobre a visita de Richard Branson à Kiev, na última semana, e apresenta em seguida o vídeo, que segue até o final com uma decolagem e pouso na visão do piloto Evgen, no Antonov An-124.

“É muito bom quando pessoas tão importantes ligadas ao setor de aviação e espaço vêm e se interessam pela indústria aeronáutica da Ucrânia”, disse Dmytro.

O Antonov AN-124-100 é considerado o segundo maior avião de carga do mundo, perdendo apenas para o AN-225, também da Antonov. Em atividade no momento ele é o maior avião de carga, visto que o An-225 foi destruído em ataques russos.

O cargueiro ucraniano Antonov An-124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas. Por causa de todo esse tamanho, após o pouso é possível conferir no vídeo a atenção de Evgen durante o taxiamento da aeronave.

A cabine de carga é pressurizada e conta com um volume total de 1.050 m³. Com essas características, transporta diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões.

Uma outra curiosidade desta aeronave é que ela conta com um trem de pouso equipado com 24 rodas e permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento. Além disso, possui duas entradas de carga, ambas com rampas de entrada.

A aeronave é conhecida como o pai do maior cargueiro do mundo, o Antonov An-225, que tem 88 metros de envergadura e seis motores, ao contrário do An-124 que conta com quatro motores.