Avião Antonov An-225 Ucrânia
Foto: Dubai Airport

O assunto da montagem do novo Antonov An-225 voltou a tona nesta semana após uma análise concedida pelo piloto da aeronave, Dmytro Antonov.

Em uma entrevista ao Voice of America, o piloto voltou a abordar sobre a reconstrução, e disse que há uma esperança devido a segunda fuselagem, que está nas instalações da Antonov, ter ficado intacta apesar dos ataques.

O custo ainda permanece na casa do US$ 1 bilhão, e a primeira unidade tem poucas peças para reaproveitar, mas já reduziria a complexidade de todo o projeto.

A segunda fuselagem tem 70% das peças de um avião operacional, mas precisaria ser atualizada para os padrões do An-225 após a atualização concluída em 2001. Outros componentes já foram fabricados, ainda na década de 90, mas também precisam de atualizações significativas.

Antonov An-225: Conheça as cargas mais pesadas transportadas por este avião

Durante a entrevista Dmytro ressaltou que ele tem mais de 1500 horas pilotando o An-225, e que deseja voltar ao cockpit da aeronave, mesmo que seja uma nova unidade.

Antonov An-225 Maior Avião do Mundo
An-225 Mriya foi criado para transportar o Buran, e ocasionalmente passou a levar cargas especiais. Foto: Antonov

“Acho que o [novo] Mriya não será criado como um projeto comercial, ele não será criado apenas como um símbolo da Ucrânia, mas também como símbolo do mundo e da vitória”, disse Dmytro após afirmar que os custos não se justificam comercialmente, mas apenas como um símbolo operacional.

O piloto lista que o novo avião deveria ter motores mais econômicos, bem como aviônicos modernos, reduzindo o tamanho da tripulação.

Você pode ver abaixo o vídeo do Dmytro Antonov com a entrevista:

 

Antonov An-225: A maior aeronave do mundo

Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar suporte ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.

No início dos anos 2000, o An-225 passou por uma modernização, passando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então. 

Antonov An-225Foto: Emmanuel Schawaller/Via Antonov

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares. 

O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

Durante sua história o Antonov An-225 conseguiu bater mais de 240 recordes mundiais, sendo 110 somente no primeiro período de operação, entre 1988 e 1994.

O tamanho do avião é de 18 metros de altura, impressionantes 84 metros de comprimento, 88m de uma ponta da asa a outra, e 285 toneladas com ele completamente vazio.

Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.