F-16 Tailândia.
F-16A Fighting Falcon da Força Aérea Real Tailandesa. Foto: Capt Joshua Gunderson/USAF.

Um caça F-16A Fighting Falcon da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) caiu na manhã desta terça-feira (08). O piloto, Tenente Aviador Pakorn Pisitsart, conseguiu ejetar e foi resgatado. 

A aeronave de matrícula 10331 pertencia ao 103 Esquadrão, subordinado à Ala 1 da base aérea de Korat, localizada a cerca 250 km a noroeste de Bangkok. O caça estava em um voo de treinamento sobre a província de Chaiyaphum, no nordeste do país, e caiu em uma área de mata. 

Segundo o porta-voz da RTAF, Vice-Marechal do Ar Prapas Sonjaidee, o piloto foi auxiliado por moradores da área, que também foram aconselhados a não se aproximarem dos destroços da aeronave. 

Sonjaidee também disse que uma equipe de inspetores foi enviada ao local do acidente para coletar evidências. Um comitê será criado para investigar as causas da queda da aeronave. 

Tailândia F-16 assento
Foto: Thai PBS News.
F-16 assento tailândia
Foto: Thai News Room.

Este é o segundo acidente grave com um caça da RTAF. No início de dezembro de 2021, a queda de um F-5F Tiger II deixou um piloto gravemente ferido. A Tailândia possui 34 caças F-5E/F , 11 Saab JAS-39C/D Gripen e 51 F-16A/B Fighting Falcon.