Kobe Bryant- Foto by Christian Petersen/Getty Images

(Reuters) – O piloto do acidente de helicóptero em janeiro de 2020 que matou Kobe Bryant, a estrela aposentada da NBA, sua filha e sete outras pessoas estava “legalmente proibido” de voar para as nuvens, mas o fez mesmo assim, disse o presidente do Conselho Nacional de Segurança do Transporte dos EUA na terça-feira .

O piloto Ara Zobayan disse aos controladores de tráfego aéreo que seu helicóptero estava saindo de nuvens pesadas quando na verdade estava descendo imediatamente antes de bater em uma encosta perto da cidade de Calabasas, disse a agência em junho. As ações de Zobayan estiveram em foco na investigação da queda do helicóptero Sikorsky S-76B fora de Los Angeles em terreno montanhoso.

O presidente da NTSB, Robert Sumwalt, disse que o piloto estava “voando sob ordens de vôo visual ou VFR que o proibia legalmente de penetrar nas nuvens”, mas ele continuou nas nuvens. O conselho estava se reunindo para votar a causa provável do acidente.

O conselho “vai discutir se o piloto enfrentou pressão para completar o vôo. …. Quais eram as expectativas do piloto de acordo com a política da empresa? Ele colocou pressão sobre si mesmo e quais ações ele poderia ter tomado para evitar voar nas nuvens? ” Sumwalt disse. Zobayan morreu no acidente.

O conselho disse que os pilotos podem ficar confusos sobre a atitude e a aceleração de uma aeronave quando não conseguem ver o céu ou a paisagem ao seu redor. Sumwalt disse que o conselho “vai discutir o fenômeno da desorientação espacial, que é a poderosa sensação que confunde os pilotos que perdem a referência visual e quais tipos de treinamento podem ser eficazes para combater esse efeito”.

Kobe Bryant- Foto by Christian Petersen/Getty Imagesóptero

O conselho disse que anteriormente um exame dos motores e rotores do helicóptero não encontrou evidências de “falha mecânica catastrófica”.

Bryant, 41, 18 vezes astro da National Basketball Association com o Los Angeles Lakers, estava viajando com sua filha de 13 anos, Gianna, duas outras meninas e vários amigos para um torneio de basquete juvenil no momento do acidente . O acidente provocou uma onda de choque e pesar entre os fãs de esportes em todo o mundo.