Caça Eurofighter Typhoon- Foto/Divulgação: RAF

Eurofighters Typhoon da RAF pertecentes ao 12º Esquadrão chegaram ao Catar para o Exercício épico dos céus. Pilotos da Royal Air Force e da Qatar Emiri Air Force (QEAF) voarão os Typhoons juntos pela primeira vez como um esquadrão conjunto no Qatar, fortalecendo os laços estreitos entre as duas nações.

Mais de 130 membros da Força Aérea Real foram destacados para o Qatar para apoiar o exercício conjunto de duas semanas, que levará os pilotos e engenheiros do Catar a voar e manter o Typhoon ao lado de seus colegas da RAF. Os pilotos do esquadrão combinado serão desafiados em uma variedade de cenários ar-ar e ar-superfície que colocarão seu treinamento à prova.

Pilotos ingleses e árabes com um Eurofighter Typhoon ao fundo- Foto: RAF

O governo do Qatar encomendou 24 Typhoons como parte de um negócio de £ 6 bilhões, que também inclui 9  instrutores a jato Hawk e um suporte personalizado e pacote de treinamento. Pilotos, engenheiros e técnicos do Catar estão concluindo um treinamento de classe mundial em vários estabelecimentos da RAF antes de ingressar no 12º Esquadrão , onde desenvolverão suas habilidades técnicas e aumentarão sua experiência no Typhoon. 

Além da encomenda dos Eurofighters o Catar também vai operar o F-15QA, uma versão fabricada especialmente para a força aérea do país.

Entretanto, a encomenda por novos caça não se basta aos F-15QA e aos Eurifighters. Outro caça europeu também vai equipar a força aérea do Catar, trata-se do Dassault Rafale que já está sendo entregue aos pilotos árabes.

O 12 Squadron foi reformado em 2018 como o primeiro esquadrão combinado da RAF desde a Segunda Guerra Mundial. Os pilotos e a equipe de solo do Catar têm aprendido a voar e manter o Typhoon na RAF Coningsby desde junho de 2020, com o pessoal da RAF fornecendo treinamento de classe mundial tanto no ar quanto no solo.

Caças Eurofighter Typhoon- Foto: RAF

“Foi fantástico voltar ao Qatar este ano e receber uma recepção calorosa de tantos rostos conhecidos. Um progresso considerável foi feito desde o Epic Skies do ano passado, com muitos pilotos e engenheiros da Força Aérea Qatar Emiri totalmente integrados no 12 Squadron. Os primeiros pilotos do Catar a começar a voar no Typhoon estão ansiosos para colocar suas novas habilidades e treinamento à prova, voando ao lado de seus colegas em uma série de cenários desafiadores em casa”, disse o oficial comandante do 12º Esquadrão.

A estabilidade no Oriente Médio é uma prioridade tanto para o Reino Unido quanto para o Catar. O treinamento operacional conjunto do 12 Squadron aumentará a capacidade do Catar de enfrentar nossos desafios de segurança compartilhados, garantindo a estabilidade regional e protegendo a segurança do Reino Unido em casa.

 

FONTE: RAF / Adaptações: Aeorflap

 

DEIXE UMA RESPOSTA