HMD Capacete Thales Scorpion
Capacete já é usado por pilotos de A-10 da USAF e F-5 de companhia privada. Foto: Thales.

Os pilotos de caça F-16 da Guarda Aérea Nacional (ANG) dos EUA terão novos capacetes Thales Scorpion, com display integrado (HMD) e capacidade fazer pontaria em alvos aéreos e terrestres. 

O contrato fornecerá à ANG kits de retrofit Scorpion para substituir o atual capacete Joint Helmet Mounted Cueing System (JHMCS) para sua frota de aeronaves F-16 Block 40 e 50. O JHMCS é o HMD padrão dos EUA e outros países, usado por pilotos de várias aeronaves de caça da Força Aérea e Marinha. 

Quando a integração for concluída, o Scorpion se tornará a solução HMD comum para toda a frota de aeronaves F-16 block 30, 40 e 50 da Guarda Nacional Aérea e da Reserva da Força Aérea dos EUA.

Continua depois do anúncio
Piloto de A-10 usando o capacete Thales Scorpion. Foto: Jamie Hunter via The War Zone.

O Scorpion já é o HMD usado pelos pilotos de A-10 na Guarda Aérea Nacional e na Reserva da Força Aérea. O modelo também é usado pelos pilotos de F-5AT Tiger II da TacAir, uma companhia privada que fornece serviços de treinamento de combate aéreo.

O Thales Scorpion funciona projetando informações de voo e datalink em um monóculo montado sobre o olho direito do tripulante, diferente do JHMCS americano usado por múltiplos países, onde a informação é projetada na viseira do capacete.

A precisão do rastreamento de movimento é significativamente melhorada em relação ao JHMCS pela precisão do Hybrid Optical-based Inertial Tracker (HObIT) da Scorpion. O Scorpion HMD também possui certificação de segurança de ejeção em todas as configurações do F-16.

Continua depois do anúncio
Piloto de um F-5AT Tiger II da companhia civil TacAir usando um capacete Thales Scorpion. Foto: Brad Holeski @short.stories.of.a.shutter

O contrato, emitido através do Programa de Aviação da Agência de Apoio e Compras da OTAN, permite que os países da OTAN adquiram o Scorpion e todos os equipamentos necessários para substituir o desatualizado JHMCS HMD sem a necessidade de modificações na plataforma.

“A mudança de toda a sua frota de F-16 para o Scorpion é uma prova da capacidade, qualidade e baixos custos de ciclo de vida que o Scorpion fornece aos combatentes e à Guarda Aérea”, disse Mike Sheehan, presidente e CEO da Thales Defense & Security, Inc.

“Com a consciência situacional superior do Scorpion, apresentando um único display que fornece simbologia de cores e permite o uso de óculos de visão noturna não modificados, ele é incomparável no mercado de HMD. Além disso, podemos fornecer a mesma atualização para qualquer cliente que voe em uma aeronave equipada com JHMCS.”

Continua depois do anúncio