Pilotos de Learjet são demitidos após realizarem manobra

Imagens usadas no relatório. Via AIN Online.

Dois pilotos de um Learket 31A de configuração aeromédica foram demitidos depois de realizarem uma manobra de giro com a aeronave. A investigação conduzida pelo Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes de Aeronaves (BFU) foi divulgada recentemente, mas o incidente ocorreu em dezembro de 2018 perto de Faro, em Portugal. 

O jatinho, que era operado por uma empresa alemã, realizava um voo com entre Londres e Faro no dia 28/12/2018, com outros dois funcionários da empresa a bordo. De acordo com o AIN Onlineo relatório da BFU aponta que cerca de uma hora após a decolagem do Aeroporto de Biggin Hill, o piloto em comando perguntou ao copiloto se ele concordava em fazer o giro com a aeronave. 

Durante a investigação, o copiloto escreveu ao BFU dizendo que não concordou com ideia do comandante. Segundo dados do Flight Data Recorder – equipamento popularmente conhecido como caixa preta – às 11:36, em uma altitude de 13.200 pés (cerca de 4023 metros) o comandante desligou o piloto automático.

Vinte segundos depois, o Learjet “entrou em duas curvas acentuadas com um ângulo de inclinação de cerca de 140 graus cada, então o “comandante conduziu o giro em torno do eixo longitudinal do avião”, nivelando 10 segundos depois.”

Ilustração: Relatório do BFU.

Ilustração: Relatório do BFU.

A manobra começou quando o avião estava a 301 nós de velocidade indicada, o que foi diminuindo continuamente até nivelar a aeronave em 251 nós. De acordo com o relatório, o Learjet atingiu uma carga máxima de 2,47G durante o início da manobra. O manual de operações da aeronave proíbe manobras acrobáticas, disse a BFU.

O fato só foi descoberto em 2019 durante uma revisão dos dados do Flight Data Recorder, que apontou os acentuados ângulos registrados. Prontamente os dois tripulantes foram afastados e subsequentemente demitidos.

O relatório da autoridade alemã também destaca que uma manobra do tipo foi a causa de um acidente com um Cessna 550B Citation Brave na Suíça em 2010. Nesse caso, os pilotos perderam o controle da aeronave que colidiu contra o solo, matando os dois. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.