Advertisement

Pilotos em formação realizam Pouso Noturno com Balizamento Tático em Natal (RN)

Os estagiários do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Transporte realizaram, no período de 24 de setembro a 11 de outubro, missões de Pouso Noturno com Balizamento Tático (PNBT) no aeródromo de Natal (RN).

Na atividade, os pilotos são capacitados a executar pouso em pistas com a iluminação restrita, podendo ser balizadas por sistemas com LED ou até por latas de óleo com fogo.

O sistema de balizamento utilizado atualmente é o SLTA (Sinalização Luminosa Tática Autônoma). Suas principais características são: fácil instalação, possui LED autocarregável e pode ser acionado via controle remoto. Esse novo mecanismo veio para substituir o antigo, conhecido como sistema de Sinalização Móvel Luminosa, que continha cabos, transformadores de isolamento, luminárias, estacas para fixação e gerador.

Foto – FAB/Divulgação

O SLTA utiliza 100% a energia solar, possibilitando maior autonomia do sistema, além de ser compatível com o óculos de visão noturna (NVG, do inglês, Night Vision Goggles), equipamento utilizado pelo Esquadrão Falcão (1°/8° GAV).

Esse mecanismo já foi utilizado em diversas manobras, tais como a Operação Laçador, em Canoas (RS), e a Ágata, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Foi empregado, também, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ).

“Este treinamento é muito importante e de grande valia, pois prepara o piloto para operar em condições adversas que possam ocorrer na futura unidade operacional em que servirão”, ressaltou. “O primeiro contato com este balizamento causou um pouco de apreensão, podendo perceber a relevância que este tipo de voo tem”, concluiu o Tenente Igor Gonçalinho Ramalho de Souza.

 

 Via – Força Aérea Brasileira

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.