Sukhoi Su-34 Fullback.

Na última semana a Rússia deu início à fase de qualificação para a Competição Aviadarts 2021. Realizado desde 2015, o torneio faz parte dos Jogos de Guerra Internacionais realizados anualmente pela Rússia. A edição de 2021 será realizada entre os meses de agosto e setembro. 

A qualificação começou com caças-bombardeiros de longo alcance Sukhoi Su-34 Fullback do Distrito Militar Central da Rússia, na região de Chelyabinsk. Quatro tripulações de Su-34 realizaram “complexos elementos de acrobacias para atacar pequenos alvos em um mergulho, superando o sistema de defesa aérea de um inimigo simulado”, disse o Ministério da Defesa Russo.

Durante a semana, aeronaves Su-25SM, Su-30, Mi-35, Ka-52 dentre outras também participaram de qualificações no Distrito Militar Sul.  

Na fase final, as tripulações da aeronaves empregarão mísseis, bombas e canhões contra alvos terrestres no campo de treinamento na região de Kurgan.

A competição é realizada entre os militares das forças russas e também conta com participação internacional. O torneio envolve treinamento físico das tripulações e missões que visam aferir capacidades navegação em baixa altura, reconhecimento, ataque ao solo, voo de formação e acrobacias. 

Aeronaves de caça, ataque ao solo, transporte e asas rotativas participam do torneio. Ao final da fase nacional do Aviadarts, os vencedores participarão do Aviadarts Internacional com outros países. 

Os Jogos de Guerra Internacionais tem vários torneios dedicados às operações terrestres, marítimas e aéreas, como o Aviadarts, variando de combates regulares, passando por competições com tanques de guerra, até operações de guerra biológica. Países como China, Vietnã, Argélia e Índia já participaram dos Jogos.