Caça JAS 39 Gripen D da força aérea tcheca- Foto; Força Aérea Tcheca

No início deste mês, três pilotos tchecos do Gripen treinaram para reabastecimento ar-ar durante um exercício internacional na Suécia, relata afbcaslav.cz. Oficialmente denominado Treinamento de Conversão de Reabastecimento Aéreo Internacional (AAR), o exercício foi realizado de 2 a 6 de novembro. 

Os pilotos tchecos usaram seus caçs JAS 39 Gripen para as missões de reabastecimento em voo.

Junto com esses três novos pilotos tchecos, mais um piloto e cinco técnicos do Gripen estão na Suécia para reciclagem. O objetivo do exercício de reabastecimento na Suécia era treinar no navio-tanque sueco C-130 Hercules. O exercício também foi uma ótima maneira de aumentar a interoperabilidade da Força Aérea Tcheca no ambiente internacional.

“O procedimento de reabastecimento em vôo em si não é nada fácil e exige precisão do piloto. É importante ressaltar que a aeronave voa a uma velocidade superior a 500 km / heo bordo da cesta-tanque é de aproximadamente 20 a 30 centímetros da cabine no momento da conexão “, explicou um dos pilotos do Gripen.

C-130 Hercules reabastecendo dois JAS 39 Gripen- Foto; Força Aérea Tcheca

Uma vez que a capacidade de reabastecimento em vôo também é um dos principais requisitos para a participação nas operações da OTAN e em outros exercícios da aliança, treinamentos e retreinamentos como esses são importantes para os pilotos do Gripen tcheco.

Os caças Gripen tchecos completaram recentemente 30.000 horas de voo no Dia da Memória, 11 de novembro de 2020. Nos últimos 15 anos, os caças foram fundamentais para garantir a proteção e a soberania do espaço aéreo da República Tcheca e também na defesa coletiva da OTAN .

Fonte: SAAB


 

DEIXE UMA RESPOSTA