Helicóptero PCERJ
Helicóptero de matrícula PR-JPC é o primeiro de três adquiridos pela União através do Gabinete de Intervenção Federal. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) recebeu nesta sexta-feira (11) um novo helicóptero Leonardo AW119Kx Koala. A aeronave foi entregue pelo Governo Federal em uma cerimônia no Forte de Copacabana, com a presença do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e do Governador do Estado, Cláudio Castro.

O helicóptero de matrícula PR-JPC chegou ao país no começo do ano passado após um longo voo de traslado que começou na planta da Leonardo Helicopters na Filadélfia (EUA) e terminou em Porto Alegre (RS). 

Foto: Gabriel Centeno – Aeroflap.

Antes de ser entregue à PCERJ, a aeronave foi reconfigurada para operações policiais pela companhia gaúcha Aeromot, cuja sede fica no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A maior diferença está nas blindagens que recebeu internamente para proteger os policiais. Agora a aeronave será empregada pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) em diversas operações. 

Segundo o Ministério da Defesa, o helicóptero foi adquirido pelo Gabinete de Intervenção Federal, com recursos da União, para reforçar a segurança do estado. O Ministro Braga Netto foi convidado por ter atuado como Interventor Federal e auxiliado na captação dos recursos utilizados na aquisição da aeronave, entre fevereiro e dezembro de 2018.

Foto: Ministério da Defesa – Divulgação.

O Ministro também disse que o repasse da primeira de três aeronaves simboliza a última entrega de novos recursos adquiridos para o Rio de Janeiro com orçamento obtido pelo Gabinete de Intervenção. 

“Como gestores públicos, dos três poderes e de todas as instâncias, temos que, de modo profissional e com ações construtivas, buscar soluções perenes para os problemas que se avolumam por anos na área de segurança pública de nosso País”, disse o ministro.