Leonardo AW149 Polônia Helicóptero
Polônia deve adquirir 32 helicópteros AW149. Foto: Leonardo Helicopters.

A Polônia selecionou o Leonardo Helicopters AW149 italiano como vencedor de seu Programa Perkoz. A aeronave deverá substituir helicópteros Mil Mi-2 Hoplite e Mi-8/17 Hip, fabricados na antiga União Soviética.

Conforme informações obtidas pelo portal Defence24, o Ministro da Defesa polonês, Mariusz Błaszczak, disse que um contrato será assinado no futuro próximo, cobrindo os helicópteros de suporte multimissão AW-149, bem como novos blindados e caça-tanques. 

Mil Mi-2 soviético Polônia
Mil Mi-2 polonês. Foto: Ministério da Defesa da Polônia.

Mariusz disse que a Polônia vai seguir modernizando suas forças armadas, como resposta à crescente ameaça da Rússia na Europa

Informações não confirmadas dão conta de que 32 helicópteros serão adquiridos para a aviação do Exército Polonês, em três versões diferentes: comando, reconhecimento armado e suporte/treinamento avançado. 

Fabricado pela Leonardo Helicopters da Itália, o AW149 é um helicóptero de médio capaz de transportar até 19 passageiros ou 16 soldados completamente equipados. Construído com materiais compósitos, está entre os projetos militares mais novos da Leonardo.

Sua cabine pode ser reconfigurada rapidamente para missões de transporte de tropas, cargas, busca e resgate, escolta armada e evacuação aeromédica.

O AW149 também pode receber armamentos na forma de canhões, foguetes e mísseis ar-ar/ar-solo. O modelo foi adquirido pelo Egito, Tailândia, Itália e está sendo oferecido como substituto dos helicópteros Puma HC.2 do Reino Unido.

Segundo o portal Flightglobal, a Polônia opera 44 helicópteros Mil Mi-2 e 27 Mi-8/17. A Leonardo havia proposto o AW139W para o requisito polonês, sendo fabricados localmente pela PZL-Swidnik, representante da companhia italiana. O Defence24 afirma que os AW149 também serão montados pela Swidnik.