Polônia está caminhando cada vez mais para escolha do F-35

F-35A Lightning II da USAF

A Polônia está cada vez mais próxima de se tornar mais um país a adquirir o caça F-35A, para cumprir as missões de defesa aérea e o governo polonês parece que está empolgado com a ideia de ter um caça de 5º geração, pelo menos é o que se entendeu com a fala do vice-ministro da defesa, Wojciech Skurkiewicz, segundo ele “é planejado comprar dois esquadrões de F-35”.

A possibilidade de as duas nações fecharem um acordo ainda este mês é grande. Uma vantagem é que a Polônia já fez negócios com a Lockheed Martin, comprando 48 caças F-16 Fighting Falcon, a fabricante é a mesma do caças F-35.

Lockheed Martin F-35A da USAF

A Polônia já havia demostrado o interesse de comprar novos caças para substituir seus caças SU-22 e MIG-29, e o F-35 já vinha sendo apontado como o preferido das autoridades da força aérea polonesa, devido várias características da aeronave.

Além do F-35 que claramente é o preferido, outros caças também concorrem na disputa de atualizar a força aérea polonesa, são elas a Boeing (F-15 e F/A-18), a sueca Saab (Gripen NG) e a Airbus (Eurofighter Typhoon). A Lockheed Martin também participa, e está oferecendo o F-16V.

O governo polonês já havia destinado US$ 50 bilhões para ser investidos na área da defesa. Ainda de acordo com as autoridades o primeiro esquadrão de F-35 estaria operacional em 2026 e a Polônia teria 32 unidades do caça norte-americano.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.