Advertisement

Polônia está interessada na aquisição do caça Stealh F-35A Lightning II

Os parceiros internacionais do programa F-35 vem ganhando cada vez mais espaço. Um dos cinco países que poderiam adentrar no programa F-35 é a Polônia, que está planejando substituir os antigos caças soviéticos MiG-29 e SU-22 por algo mais moderno.

Em fevereiro, o Ministro da Defesa da Polônia tinha assinado o chamado documento do Plano de Modernização Técnica, delineando as prioridades que serão abordadas ao longo do processo de modernização. Neste documento havia uma sugestão de aquisição de 32 unidades de caças de 5º geração, no caso o F-35A Lightning II.

Já neste mês a esperança de da Polônia adquirir o F-35 partiu do presidente polonês, Andrzej Duda, que enfatizou a necessidade de substituir os jatos pós-soviéticos (MiG-29 e Su-22).

Lockheed Martin F-35A USAF

O comércio dos F-35A se torna mais fácil pois a Polônia é um país membro da OTAN, o que conta bastante para um diálogo e o país já opera caças de fabricação norte-americana, o F-16C/D Fighting Falcon da mesma fabricante do F-35, a Lockheed Martin.

Caso a Polônia compre o F-35, acredita-se que as primeiras unidades cheguem ao país em 2024. 

As circunstâncias apontam o F-35A Lightning II como o preferido do governo polonês, com tudo existem possibilidades da Polônia adquirir a nova versão do caça F-15 Eagle, nomeada de F-15X.

Atualmente a Força Aérea da Polônia, como já foi dito, opera 48 unidades do F-16C/D, 31 unidades do MiG-29A/UB e 32 unidades do SU-22.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.